Jornadas do Patrimônio no DF: contexto, caminhos, percepções e proposições em Educação Patrimonial e Patrimônio Cultural

  • Luis Fernando Celestino da Costa Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Vanessa Nascimento Freitas Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Rodrigo Capelle Suess Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Raquel Sá Rodrigues de Souza Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Resumo

As Jornadas do Patrimônio no Distrito Federal têm promovido espaços para a construção de saberes e trocas de experiências em Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial, fortalecendo os vínculos e as relações entre o patrimônio local, nacional e internacional. Assim, este artigo tem como objetivo recompor narrativas para entender o processo de constituição e realização das Jornadas do Patrimônio no Distrito Federal, apresentar estudo de caso da edição do ano de 2019 e analisar a sua relação com o desenvolvimento da Política de Educação Patrimonial da Secretaria de Estado de Educação do DF. A metodologia é quali-quantitativa por meio do levantamento de narrativas e dados históricos a respeito das Jornadas do Patrimônio do DF e da construção da Política de Educação Patrimonial da SEEDF, e por meio de análise de 160 formulários de avaliação dos participantes na etapa regional e culminância. Tratou-se de um importante movimento para registrar e recompor a memória do evento, não como um movimento acabado, mas inclusivo e passível de correções e complementações. O levantamento de dados foi substancial para a avaliação, continuidade e aperfeiçoamento do evento, além de fornecer dados elementares para conhecer o espaço da Educação Patrimonial e do Patrimônio Cultural no Distrito Federal, especialmente, nas unidades escolares da rede pública de ensino, podem subsidiar o aperfeiçoamento dos atos normativos e políticas públicas da área no Distrito Federal. Entendemos que o caminho técnico e metodológico adotado e intencionado pelos diversos sujeitos envolvidos no campo da Educação e da Cultura, aqui relatados, é apenas parte que reflete a totalidade de um projeto de sociedade pautado na valorização da diversidade cultural, no fortalecimento da justiça social e na construção da sustentabilidade planetária.


 

Publicado
Ago 27, 2020
##submission.howToCite##
COSTA, Luis Fernando Celestino da et al. Jornadas do Patrimônio no DF: contexto, caminhos, percepções e proposições em Educação Patrimonial e Patrimônio Cultural. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 149-159, ago. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/939>. Acesso em: 28 set. 2020.