Jornadas do Patrimônio no DF: contexto, caminhos, percepções e proposições em Educação Patrimonial e Patrimônio Cultural

Autores

  • Luis Fernando Celestino da Costa Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Vanessa Nascimento Freitas Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Rodrigo Capelle Suess Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Raquel Sá Rodrigues de Souza Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

Jornadas do Patrimônio, Educação Patrimonial, Patrimônio Cultural, Cultura, Educação

Resumo

As Jornadas do Patrimônio no Distrito Federal têm promovido espaços para a construção de saberes e trocas de experiências em Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial, fortalecendo os vínculos e as relações entre o patrimônio local, nacional e internacional. Assim, este artigo tem como objetivo recompor narrativas para entender o processo de constituição e realização das Jornadas do Patrimônio no Distrito Federal, apresentar estudo de caso da edição do ano de 2019 e analisar a sua relação com o desenvolvimento da Política de Educação Patrimonial da Secretaria de Estado de Educação do DF. A metodologia é quali-quantitativa por meio do levantamento de narrativas e dados históricos a respeito das Jornadas do Patrimônio do DF e da construção da Política de Educação Patrimonial da SEEDF, e por meio de análise de 160 formulários de avaliação dos participantes na etapa regional e culminância. Tratou-se de um importante movimento para registrar e recompor a memória do evento, não como um movimento acabado, mas inclusivo e passível de correções e complementações. O levantamento de dados foi substancial para a avaliação, continuidade e aperfeiçoamento do evento, além de fornecer dados elementares para conhecer o espaço da Educação Patrimonial e do Patrimônio Cultural no Distrito Federal, especialmente, nas unidades escolares da rede pública de ensino, podem subsidiar o aperfeiçoamento dos atos normativos e políticas públicas da área no Distrito Federal. Entendemos que o caminho técnico e metodológico adotado e intencionado pelos diversos sujeitos envolvidos no campo da Educação e da Cultura, aqui relatados, é apenas parte que reflete a totalidade de um projeto de sociedade pautado na valorização da diversidade cultural, no fortalecimento da justiça social e na construção da sustentabilidade planetária.

 

Biografia do Autor

Luis Fernando Celestino da Costa, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Luís Fernando Celestino da Costa é licenciado em Pedagogia pela Universidade de Brasília - UnB (2011), especialista em Gestão Pública e Sociedade com Ênfase em Economia Solidária pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2012) e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UnB (2018). Professor de atividades da Carreira Magistério Público da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Integrante da Equipe Gestora do Nível Central responsável pela Política de Educação Patrimonial da SEEDF. Contato: luisinho85@gmail.com.

 

Vanessa Nascimento Freitas, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Vanessa Nascimento Freitas possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília - UnB (2009/2010) e Mestrado em Artes (2013) pela mesma instituição. É Doutora em Museologia pelo Departamento de Ciências e Técnicas do Patrimônio da Universidade do Porto, em Portugal (2018) e professora de Artes Visuais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Integra a Equipe Gestora do Nível Central responsável pela Política de Educação Patrimonial da SEEDF. Contato: nasfre.vanessa@gmail.com

Rodrigo Capelle Suess, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Rodrigo Capelle Suess é graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás – UEG (2014), mestre em Geografia pela Universidade de Brasília – UnB (2016), e doutorando em Geografia pela UnB. Professor da Carreira Magistério Público da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF, componente curricular Geografia. Integrante do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia (GEAF-UnB). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4727367551462113. Contato: rodrigo.capellesuess@gmail.com

Raquel Sá Rodrigues de Souza, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Raquel Sá Rodrigues de Souza é graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília - UnB (2010), especialista em Gestão Pública pelo Instituto IMP (2015). Professora de Educação Básica da Carreira Magistério Público da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2088636347197503. Contato: raquelsarodrigues@gmail.com.

 

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Publicado

2020-08-27