A complexa articulação entre ensino de Geografia, cidade e cidadania no território do Distrito Federal
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Cidade, Cidadania, Problemáticas locaisResumo
O ensino e a aprendizagem da geografia têm um papel relevante nas ciências sociais, no que diz respeito à formação da cidadania, à leitura do mundo, à sua compreensão e interpretação através dos conceitos e categorias da geografia. Entre esses destacamos o Lugar, que é uma categoria de análise do espaço geográfico, adequada ao processo de escolarização, pois as experiências do aluno e de seu grupo social constituem um conteúdo a ser analisado. Esse fato apresenta uma oportunidade de conhecimento e reflexão sobre a realidade, estabelecida a partir do indivíduo, que oferece a oportunidade de apreciar o que é particular, específico, singular e permite reafirmar valores, histórias de vida, memória familiar, grupo social e cultura. Essa lógica configura a reafirmação da cidade como local do aluno. Assim, este artigo analisa os resultados obtidos com a implementação de um projeto desenvolvido em 4 escolas públicas de algumas cidades do DF. Nesse sentido, os resultados obtidos evidenciaram que a espacialidade é uma dimensão importante da interpretação da realidade, o que configura a relevância dessa área de conhecimento no processo de desenvolvimento dos jovens estudantes. Além disso, destacaram-se contribuições importantes para o ensino de Geografia, a saber: alfabetização científica por parte dos alunos envolvidos; aprendizagem geográfica associada à motivação, interesse e aplicabilidade do conhecimento geográfico produzido; apropriação conceitual para explicar os processos de produção espacial; identificação dos conceitos gerais de geografia na dinâmica urbana da cidade estudantil; repensar a localização da cidade do aluno; consolidação do senso de cidadania do aluno; consolidação da cidadania territorial; promoção da teorização em geografia.