As políticas públicas de avaliação em larga escala no Brasil diante da pandemia de Covid-19
Palavras-chave:
Pandemia, Covid-19, Avaliação em larga escalaResumo
Esta pesquisa tem como objetivo interrelacionar o contexto da pandemia de Covid-19 e as políticas avaliativas do Brasil para a educação básica. Classifica-se como pesquisa exploratória e apresenta como percurso metodológico um momento de levantamento bibliográfico e um momento de análise de conteúdo. A bibliografia concentra-se nos efeitos da pandemia sobre a educação básica e os sentidos e significados da avaliação externa. A análise é feita nas respostas de interlocutores do Sistema de Avaliação da Educação Básica conhecedores de quatorze políticas de avaliação externa do País que responderam um questionário, aplicado em julho de 2020, a respeito das perspectivas para as avaliações locais em contexto de pandemia. Como resultado, o estudo revelou um panorama de incertezas para as políticas avaliativas diante da situação vigente. Em suma, os sistemas suspenderam as aplicações deste ano, estão refletindo a respeito ou já fizeram adaptações como preparação de uma avaliação diagnóstica para o retorno ao ensino presencial ou diminuição no quantitativo de aplicações de provas diagnósticas no ano em curso. Infere-se um consenso de que a avaliação não é prioridade atualmente; todavia, é nítida a preocupação dos representantes de cada estado com o replanejamento das políticas. É preciso repensar o quê, para que e como avaliar nesta nova realidade ou na que está por vir, levando em consideração o contexto atípico, o engajamento do público, o calendário escolar de cada município e o orçamento.
Palavras-chave: Pandemia. Covid-19. Avaliação em larga escala.
Large-scale public assessment policies in Brazil in the face of the Covid-19 pandemic
Abstract: This research aims to interrelate the context of the Covid-19 pandemic and Brazil's evaluative policies for basic education. It is classified as exploratory research and presents as a methodological path a moment of bibliographic survey and a moment of content analysis. The bibliography focuses on the effects of the pandemic on basic education and the senses and meanings of external evaluation. The analysis is made in the responses of interlocutors of the Basic Education Assessment System who are familiar with fourteen external assessment policies in the country who answered a questionnaire, applied in July 2020, regarding the perspectives for local assessments in the context of a pandemic. As a result, the study revealed a panorama of uncertainties for evaluative policies in view of the current situation. In short, the systems have suspended this year's applications, are reflecting on this or have already made adaptations such as preparing a diagnostic assessment for the return to face-to-face teaching or a decrease in the number of diagnostic tests applications in the current year. A consensus is inferred that evaluation is not currently a priority; however, there is a clear concern of the representatives of each state with the re-planning of policies. It is necessary to rethink what, for what and how to evaluate this new reality or what is to come, taking into account the atypical context, the engagement of the public, the school calendar of each municipality and the budget.
Keywords: Pandemic. Covid-19. Large scale assessment.