Breve cenário da Educação Básica do Distrito Federal - 2015 a 2019
Palavras-chave:
Educação básica no Distrito Federal, Censo Escolar da Educação Básica, EducacensoResumo
Conhecer os dados da educação básica no Distrito Federal é importante na medida em que possibilita avaliar sua evolução além de permitir que os gestores possam traçar políticas educacionais mais assertivas. Nesse contexto, este estudo, a partir de informações disponíveis no Censo Escolar da Educação Básica nos últimos cinco anos (2015- 2019), busca mostrar a evolução de alguns indicadores educacionais com ênfase nas escolas públicas. Os resultados mostraram, dentre outras tendências que, em 2019, foram registradas 657.869 matrículas de educação básica no Distrito Federal, sendo 68,31% na rede pública estadual vinculada à SEEDF. Entre 2015 e 2019, 99% das matrículas foram no ensino presencial. Em 2019, considerando a distribuição por etapa/modalidade, observou-se que, o percentual de matrículas na rede particular só foi maior nas creches. As informações sobre docentes mostraram que mais de 90% desses profissionais tem nível superior completo além de se encontrarem em maior número na rede pública vinculada à SEEDF. No quinquênio estudado também se observou aumento de 6,33% de escolas com educação básica. Esses resultados visam sensibilizar uma discussão das condições necessárias para a melhoria da qualidade da educação.
Palavras-chave: Educação básica no Distrito Federal. Censo escolar da Educação Básica. Educacenso. Brief scenario of Basic Education in the Federal District - 2015 to 2019 Abstract: Knowing the data on basic education in the Federal District is important as it makes it possible to assess its evolution, in addition to allowing managers to design more assertive educational policies. In this context, this study, based on information available in the School Census of Basic Education in the last five years (2015-2019), seeks to show the evolution of some educational indicators with an emphasis on public schools. The results showed, among other trends, that in 2019, 657,869 basic education enrollments were registered in the Federal District, 68.31% of which in the state public network linked to the SEEDF. Between 2015 and 2019, 99% of enrollments were in face-to-face education. In 2019, considering the distribution by stage/modality, it was observed that the percentage of enrollments in the private network was only higher in day care centers. Information on professors showed that more than 90% of these professionals have completed higher education in addition to being found in greater numbers in the public network linked to the SEEDF. In the five-year period studied, there was also an increase of 6.33% in schools with basic education. These results aim to sensitize a discussion of the necessary conditions to improve the quality of education. Keywords: Basic education in the Federal District. School Census of Basic Education. Educacenso.