Comunicação escolar em tempos de pandemia
Palavras-chave:
Comunicação escolar, Pandemia, Mídias sociais, Tecnologias da informação e comunicação, EducaçãoResumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a comunicação escolar durante a pandemia de Covid-19, realizada por um grupo de pesquisadores composto por professores, estudantes de graduação e de pós graduação da Universidade de Brasília. A pesquisa foi realizada em três escolas de ensino fundamental de regiões administrativas situadas na porção norte do Distrito Federal. Foram realizadas entrevistas com professores das escolas da rede pública de ensino básico. Os resultados mostraram que as mídias sociais (Whatsapp, Instagram e Facebook) se tornaram os principais canais de comunicação dentro e fora da escola, sobrepondo-se ao uso de TV, rádio, jornais e outras formas impressas e/ou analógicas. O uso intensivo das mídias sociais ocorre não apenas com o recebimento de informações. Em cada uma das escolas analisadas, existem perfis institucionais e não institucionais no Facebook e Instagram, e alunos e professores criaram grupos com troca de informações via Whatsapp. Com base nessa observação, o grupo de pesquisa analisou como ocorreu a comunicação escolar durante o período da pandemia de Covid-19 no Brasil e em outros países. Por meio desses resultados, o grupo de pesquisa organizou oficinas com professores, oferecendo debates e capacitação relacionados ao uso de tecnologias da informação e comunicação em ambientes escolares. Como consequência do trabalho realizado, percebeu-se maior efetividade no entendimento conceitual da comunicação e da mobilização social na produção de conteúdos escolares. Concluiu-se pela necessidade de manter as atividades de forma contínua, formando professores, gestores e estudantes em relação à ética, à comunicação, à educação, ao acesso à informação e à mobilização social.
Palavras-chave: Comunicação escolar. Pandemia. Mídias sociais. Tecnologias da informação e comunicação. Educação.
School communication in times of pandemic
Abstract: This article presents research results on school communication during the Covid-19 pandemic, carried out by a group of researchers composed of professors, undergraduate and graduate students at the University of Brasília. The research was carried out in three elementary schools in administrative regions located in the northern portion of the Federal District. Interviews were carried out with teachers from public elementary schools. The results showed that social media (Whatsapp, Instagram and Facebook) have become the main communication channels inside and outside the school, overriding the use of TV, radio, newspapers and other print and/or analog forms. The intensive use of social media is not just about receiving information. In each of the schools analyzed, there are institutional and non-institutional profiles on Facebook and Instagram, and students and teachers created groups to exchange information via Whatsapp. Based on this observation, the research group analyzed how school communication took place during the period of the Covid-19 pandemic in Brazil and other countries. Through these results, the research group organized workshops with teachers, offering debates and training related to the use of information and communication technologies in school environments. As a result of the work carried out, it was noticed greater effectiveness in the conceptual understanding of communication and social mobilization in the production of school content. It was concluded that there is a need to maintain activities continuously, training teachers, managers and students in relation to ethics, communication, education, access to information and social mobilization.
Keywords: School communication. Pandemic. Social media. Information and communication technologies. Education.