O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação

Autores

  • Leonardo Ferreira Farias da Cunha SEEDF e UnB
  • Alcineia de Souza Silva Sec. Municipal de Educação de Formosa-GO/Universidade de Brasília
  • Aurênio Pereira da Silva SEEDF e UnB

Palavras-chave:

Acesso, Ensino remoto, Qualidade, Pandemia

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir sobre a qualidade e o direito e acesso à educação a partir da organização do trabalho escolar das secretarias estaduais de educação no contexto de pandemia da Covid-19 no Brasil. Para tanto, utilizou-se como metodologias a pesquisa documental e a análise de páginas eletrônicas de instituições representativas ao objeto de estudo desse trabalho. Os resultados evidenciaram que o ensino remoto é excludente e agrava a qualidade da educação pública e a desigualdade educacional, em razão de não garantir a aprendizagem, a qualidade e o direito e/ou a igualdade de acesso à educação para todos os estudantes. Logo, os sistemas educacionais têm um grande desafio no pós-pandemia: o de reparar as perdas acarretadas pelo formato escolar dessa conjuntura. Isso demanda investimentos substanciais na Educação Básica, planejamento e uma organização cuidadosa do trabalho pedagógico.

Palavras-chave: Acesso. Ensino remoto. Qualidade. Pandemia.

Remote education in Brazil in times of pandemic: dialogues about quality and the right and access to education

Abstract: The aim of this article is to discuss the quality and the right to and access to education based on the organization of school work by state education departments in the context of the Covid-19 pandemic in Brazil. For that, it was used as methodologies the documental research and the analysis of electronic pages of representative institutions to the object of study of this work. The results showed that remote learning is excluding and worsens the quality of public education and educational inequality, as it does not guarantee learning, quality and the right and/or equal access to education for all students. Therefore, educational systems have a great challenge in the post-pandemic: that of repairing the losses caused by the school format of this situation. This requires substantial investments in Basic Education, planning and careful organization of the pedagogical work.

Keywords: Access. Remote teaching. Quality. Pandemic.

Biografia do Autor

Leonardo Ferreira Farias da Cunha, SEEDF e UnB

Professor da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Mestre e doutorando em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB)

Alcineia de Souza Silva, Sec. Municipal de Educação de Formosa-GO/Universidade de Brasília

Professora na Rede Pública de Ensino no município de Formosa-GO. Mestra e Doutoranda em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB). 

Aurênio Pereira da Silva, SEEDF e UnB

 Professor da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Mestrando em Educação pela Faculdade de Educação, Universidade de Brasília (UnB).

Downloads

Publicado

2020-08-27