Patrimonio confinado. Nuevos diálogos, desafíos y competencias educativas

  • Silvia García-Ceballos Universidad de Zaragoza
  • Borja Aso Morán Universidad de Zaragoza

Resumo

O presente artigo reúne um estudo atualizado da Educação Patrimonial, a partir de uma abordagem teórica e levando em conta os autores referentes ao assunto, bem como as linhas de pesquisa atuais. O objetivo principal é analisar o estado da Educação Patrimonial no cenário internacional, com ênfase na Espanha e no Brasil, durante a crise sanitária de COVID-19 ocorrida em 2020, identificando novos desafios e linhas de ação. Durante este período, várias propostas elaboradas por instituições culturais e museológicas foram localizadas e analisadas, assim como várias ações desenvolvidas em matéria educacional em etapas escolares e universitárias. Os resultados sugerem que, apesar da implementação desigual de ambientes virtuais em modalidades educacionais formais e não formais, professores e instituições culturais e museológicas têm sido capazes de se adaptar à situação de crise que orbita um mundo cada vez mais digital e menos presencial. Da mesma forma, há necessidade de abrir novas linhas de pesquisa que nos permitam aplicar metodologias ativas na educação desenvolvidas inteiramente na esfera virtual, já que há falta de treinamento e recursos para os grupos envolvidos -professores, estudantes e instituições-.


Palavras-chave: Educação patrimonial. COVID-19. Ambientes virtuais. Escola. Museu. Competências educacionais.


 


Resumen: El presente artículo recoge un estudio actualizado de la Educación Patrimonial, desde un enfoque teórico y teniendo en cuenta a los autores referentes de la materia así como las líneas de investigación en curso. El objetivo principal es analizar el estado de la Educación Patrimonial en el ámbito internacional, con énfasis en España y Brasil, durante la crisis sanitaria de la COVID-19 acontecida en el año 2020, identificando los nuevos retos y líneas de actuación. Durante dicho periodo, se han localizado y analizado varias propuestas diseñadas por instituciones culturales y museísticas, así como desarrollado varias acciones en materia educativa en etapas escolares y universitarias. Los resultados sugieren que, a pesar de la desigual implantación de los entornos virtuales en modalidades educativas formales y no formales, los docentes y las instituciones culturales y museísticas han sabido adaptarse a la situación de crisis orbitando hacia un mundo cada vez más digital y menos presencial. De igual manera, surge la necesidad de abrir nuevas líneas de investigación que nos posibiliten aplicar metodologías activas en la educación desarrollada íntegramente en la esfera virtual, pues se han constatado carencias formativas y de recursos por parte de los colectivos implicados -docentes, discentes e instituciones-.


Palabras clave: Educación patrimonial. COVID-19. Entornos virtuales. Escuela. Museo. Competencias educativas.


 


Abstract: This article gathers an updated study of Heritage Education, from a theoretical approach and taking into account the referring authors of the subject as well as the current lines of research. The main objective is to analyze the state of Heritage Education in the international field, with emphasis on Spain and Brazil, during the COVID-19 health crisis that occurred in 2020, identifying new challenges and lines of action. During this period, several proposals designed by cultural and museum institutions have been located and analyzed, as well as various actions in educational matters at school and university stages. The results suggest that despite the uneven implementation of virtual environments in formal and non-formal educational modalities, teachers and cultural and museum institutions have managed to adapt to the current situation orbiting towards an increasingly digital and less world face-to-face. In the same way, the need arises to open new lines of research that allow us to apply active methodologies in education developed entirely in the virtual sphere, as training and resource deficiencies have been found by the groups involved -teachers, students and institutions-.


Key words: Heritage education. COVID-19.Virtual environments. School. Museum. Educational Competencies.

Publicado
Ago 27, 2020
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GARCÍA-CEBALLOS, Silvia; ASO MORÁN, Borja. Patrimonio confinado. Nuevos diálogos, desafíos y competencias educativas. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 160-169, ago. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/922>. Acesso em: 28 set. 2020.