A pandemia e a formação integral: perspectivas para a Educação

Autores

  • Ana Maria Nogueira Oliveira Instituto Brasileiro de Museus

Palavras-chave:

educação, pandemia, formação integral, Pensamento crítico e moral

Resumo

O presente artigo apresenta algumas situações que foram explicitadas durante a pandemia e que têm relação com o processo educacional. Essas situações, algumas problemáticas, já existiam antes, porém não se dava a elas a relevância necessária, sempre foram negligenciadas, isto por diversas razões. Entretanto, com a pandemia, essas situações demandam soluções urgentes e necessárias para a continuidade do ensino. Além disso, apresenta, como exemplo para a análise da relação da educação com a realidade, o problema da disseminação de notícias falsas, o qual nos remete a dois problemas da educação: a dificuldade de interpretação e a não consciência do senso do dever. O texto explicita a necessidade de um novo foco para a educação: do conteúdo para a formação integral do educando. Para a discussão, o artigo considera os conceitos de leitura de mundo e imperativos hipotéticos e categóricos, de Freire (2005) e de Kant (2007), respectivamente.

Palavras-chave: Educação. Pandemia. Formação integral. Pensamento crítico e moral.

The pandemic and comprehensive training: perspectives for Education

Abstract: This article presents some situations that were explained during the pandemic and that are related to the educational process. These situations, some of them problematic, already existed before, but they were not given the necessary relevance, they were always neglected, for several reasons. However, with the pandemic, these situations demand urgent and necessary solutions for the continuity of education. Furthermore, it presents, as an example for the analysis of the relationship between education and reality, the problem of disseminating false news, which leads us to two problems in education: the difficulty of interpretation and the lack of awareness of the sense of duty. The text explains the need for a new focus for education: from content to the full training of the student. For the discussion, the article considers the concepts of world reading and hypothetical and categorical imperatives by Freire (2005) and Kant (2007), respectively.

Keywords: Education. Pandemic. Comprehensive training. Critical and moral thinking.

Downloads

Publicado

2020-08-27