A pandemia e a formação integral: perspectivas para a Educação

  • Ana Maria Nogueira Oliveira Instituto Brasileiro de Museus

Resumo

O presente artigo apresenta algumas situações que foram explicitadas durante a pandemia e que têm relação com o processo educacional. Essas situações, algumas problemáticas, já existiam antes, porém não se dava a elas a relevância necessária, sempre foram negligenciadas, isto por diversas razões. Entretanto, com a pandemia, essas situações demandam soluções urgentes e necessárias para a continuidade do ensino. Além disso, apresenta, como exemplo para a análise da relação da educação com a realidade, o problema da disseminação de notícias falsas, o qual nos remete a dois problemas da educação: a dificuldade de interpretação e a não consciência do senso do dever. O texto explicita a necessidade de um novo foco para a educação: do conteúdo para a formação integral do educando. Para a discussão, o artigo considera os conceitos de leitura de mundo e imperativos hipotéticos e categóricos, de Freire (2005) e de Kant (2007), respectivamente.


Palavras-chave: Educação. Pandemia. Formação integral. Pensamento crítico e moral.

Publicado
Ago 27, 2020
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OLIVEIRA, Ana Maria Nogueira. A pandemia e a formação integral: perspectivas para a Educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 77-86, ago. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/918>. Acesso em: 28 set. 2020.