60 anos de Jogos Escolares do Distrito Federal: permanências e avanços

  • Paula Miranda do Amaral Monteiro Lopes SEEDF
  • Pedro Fernando Avalone Athayde
  • Luís Maurício Montenegro Marques

Resumo

O artigo analisa a produção teórica esportiva a respeito de eventos esportivos escolares. Apresenta o que são os Jogos Escolares do Distrito Federal (JEDF), seu histórico, quantitativo de participação de 2008 a 2017, objetivos do evento e como funciona a gestão dessa política pública. É realizada uma análise sob um olhar crítico, mostrando as dificuldades e acertos dessa política e possibilidades pedagógicas para mudanças. Percebe-se um aumento de participação no período estudado, principalmente de estudantes de escolas públicas, mas a maior participação ainda é nas modalidades   esportivas consideradas hegemônicas. Os JEDF parecem seguir a lógica dos Jogos Escolares nacionais; entretanto, os JEDF também podem ser realizados com um olhar mais pedagógico, principalmente se o órgão responsável realizar um bom planejamento e uma boa execução.


Palavras-chave: Desporto Educacional. Esporte. Jogos Escolares.

Publicado
Dez 5, 2020
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LOPES, Paula Miranda do Amaral Monteiro; ATHAYDE, Pedro Fernando Avalone; MARQUES, Luís Maurício Montenegro. 60 anos de Jogos Escolares do Distrito Federal: permanências e avanços. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 4, p. 112-121, dez. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/913>. Acesso em: 02 mar. 2021.