A educação do Distrito Federal infectada pelo Covid-19: da internação à alta hospitalar
Palavras-chave:
Educação, Covid-19, Pandemia, Ensino à Distância, Tecnologia DigitaisResumo
Apresentando a Educação em linguagem metafórica, como uma “paciente‟ contaminada pelo novo Coronavírus ou SARS-CoV-2, causadora da doença Covid-19, o presente trabalho busca descrever e refletir sobre o cenário da educação no DF antes e após a chegada da pandemia. A Educação, sofrida cidadã candanga, devido as suas comorbidades, passou a integrar o grupo de risco durante a pandemia da Covid-19. Foi infectada pelo novo Coronavírus e, devido a suspensão das aulas presenciais, sentiu falta de ar, necessitando de internação para fazer uso do respirador. A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) levou certo tempo para se organizar e reagir face ao novo contexto sanitário. A impossibilidade da aula presencial obrigou o governo a criar novas estratégias de ensino e a adotar um protocolo experimental. Entretanto, esse protocolo trouxe efeitos colaterais que poderiam agravar a desigualdade já existente na educação ou mesmo levar os mais vulneráveis à evasão ou abandono dos estudos. Este trabalho é um relato de experiência de um professor que, lotado no nível intermediário da gestão pedagógica, vivenciou os efeitos da pandemia na educação, testemunhando encontros e desencontros nas ações da SEEDF. O texto descreve a realidade da educação antes da pandemia, as medidas adotadas pelo governo após a chegada do novo Coronavírus e suas consequências, os impactos dessa pandemia no emocional dos atores envolvidos e na educação. O texto tem como objetivo levar o leitor a uma reflexão sobre a prática do ensinar e a reinvenção da educação para o novo normal no pós-pandemia.
Palavras-chave: Educação. Covid-19. Pandemia. Ensino à Distância. Tecnologias Digitais.
Education in the Federal District infected by Covid-19: from admission to hospital discharge
Abstract: Presenting Education in metaphorical language, as a “patient‟ contaminated by the new Coronavirus or SARS-CoV-2, which causes the Covid-19 disease, this paper seeks to describe and reflect on the education scenario in the DF before and after the arrival of pandemic. Education, a suffering citizen candanga, due to its comorbidities, became part of the risk group during the Covid-19 pandemic. She was infected by the new Coronavirus and, due to the suspension of classroom classes, she felt short of breath, requiring hospitalization to use a respirator. The Federal District Education Department (SEEDF) took some time to organize and react to the new health context. The impossibility of classroom classes forced the government to create new teaching strategies and adopt an experimental protocol. However, this protocol brought side effects that could aggravate the existing inequality in education or even lead the most vulnerable to drop out or drop out of studies. This work is an experience report of a teacher who, working at the intermediate level of pedagogical management, experienced the effects of the pandemic on education, witnessing encounters and disagreements in the actions of the SEEDF. The text describes the reality of education before the pandemic, the measures taken by the government after the arrival of the new Coronavirus and its consequences, the impacts of this pandemic on the emotions of the actors involved and on education. The text aims to lead the reader to a reflection on the practice of teaching and the reinvention of education for the new normal in the post-pandemic.
Keywords: Education. Covid-19. Pandemic. Distance learning. Digital Technologies.