Desafios da Educação e das Tecnologias de Informação e Comunicação durante a pandemia de Covid-19: problematizando a transmissão de aulas assíncronas nos canais de televisão aberta e o uso da internet para fins didático-pedagógicos

Autores

Palavras-chave:

Educação, Políticas públicas, internet, tecnologias da informação e comunicação

Resumo

Este estudo retoma os resultados da PNAD Contínua de 2018 (IBGE, 2019a; 2019b), abordando o tema das tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e correlacionando o panorama nacional com o do Distrito Federal (DF). Os resultados foram explorados a fim de discutir duas medidas cogitadas para serem implementadas nas escolas brasileiras durante o período de pandemia, a saber: (1) a transmissão de aulas assíncronas por meio de canais de TV aberta; e (2) o uso da internet para fins didático-pedagógicos a partir das TIC. O artigo foi dividido em três tópicos: no primeiro, problematiza-se a primeira medida; no segundo, discute-se a viabilidade da segunda medida; no terceiro, discorre-se sobre as vantagens e as desvantagens das TIC no processo de ensino e aprendizagem na concepção de diversos estudiosos. Como metodologia, este artigo adota uma investigação científica de caráter exploratório e descritivo. Como resultado, o artigo compreende que a primeira medida não atende a todos os estudantes, uma vez que a parcela que não tem o aparelho de TV, embora seja diminuta, é aquela que possui menos condições econômicas e é mais marginalizada. Sobre a segunda medida não se chega a uma conclusão absoluta, todavia entende-se que o uso das TIC no processo de ensino e aprendizagem não depende apenas da abordagem didático-pedagógica aplicada pelos profissionais da educação, mas também das estruturas sociais, econômicas e políticas subjacentes à própria condição de cada cidadão brasileiro.

Challenges of Education and Information and Communication Technologies during the Covid-19 pandemic: problematizing the transmission of asynchronous classes on open television channels and the use of the internet for didactic-pedagogical purposes

Abstract: This study takes up the results of the 2018 Continuous PNAD (IBGE, 2019a; 2019b), addressing the topic of Information and Communication Technologies (ICT) and correlating the national panorama with that of the Federal District (DF). The results were explored in order to discuss two measures considered to be implemented in Brazilian schools during the pandemic period, namely: (1) the transmission of asynchronous classes through open TV channels; and (2) the use of the internet for didactic-pedagogical purposes based on ICT. The article was divided into three topics: in the first, the first measure is discussed; in the second, the feasibility of the second measure is discussed; in the third, the advantages and disadvantages of ICT in the teaching and learning process are discussed in the conception of several scholars. As a methodology, this article adopts an exploratory and descriptive scientific investigation. As a result, the article understands that the first measure does not meet all students, since the portion that does not have a TV set, although small, is the one that has less economic conditions and is more marginalized. On the second measure, an absolute conclusion is not reached, however it is understood that the use of ICT in the teaching and learning process depends not only on the didactic-pedagogical approach applied by education professionals, but also on the social, economic and political structures underlying the condition of each Brazilian citizen.

Keywords: Education. Information and Communication Technologies. Educational public policies. Internet.

Biografia do Autor

Marcos Rogério Martins Costa, Universidade de Brasília

Doutor e Mestre em Letras pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística geral da FFLCH-USP; Graduação em Letras (bacharelado e licenciatura), nas habilitações de Português e Linguística pela Universidade de São Paulo. É atualmente Professor Substituto no Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB) e Revisor de ABNT da Universidade Aberta do Brasil, lotado no Centro de Educação a Distância da UnB. Membro da Academia Contemporânea de Letras (ACL), ocupando a cadeira 21, cujo patrono é Érico Veríssimo e do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo - GEL, desde 2010. Possui experiência em Língua Portuguesa, Linguística Geral, Semiótica, Análise do Discurso (AD-Francesa) e Estudos do Círculo de Bakhtin. Suas outras áreas de interesse são Ciências da Linguagem, Modelos de Ensino e Aprendizagem e Novas Mídias.

Jonilto Costa Sousa, Universidade de Brasília

Possui graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário do Distrito Federal (1995), especialização em Inteligência Organizacional e Competitiva pela Universidade de Brasília (2003), Mestrado em Administração pela Universidade de Brasília (2006), e Doutorado em Administração pelo PPGA/UnB (2012). Professor Adjunto na Universidade de Brasília no campus de Planaltina (FUP/UnB). Atua na linha de pesquisa da área de Inovação no âmbito das organizações. Tem experiência nas áreas de Administração e de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, qualidade, gestão da inovação, desenvolvimento organizacional.

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Publicado

2020-08-27