A inclusão escolar da pessoa com deficiência: um paradigma em construção em diálogo com L. S. Vigotski
Palavras-chave:
Inclusão escolar, caminhos alternativos, deficiência, Teoria Histórico-CulturalResumo
Este artigo busca estabelecer um diálogo entre as discussões atuais sobre inclusão escolar de pessoas com deficiência e as contribuições da Teoria Histórico-cultural nas proposições de L. S. Vigotski (1896-1934) para a compreensão das especificidades do desenvolvimento psicológico atípico. As discussões foram embasadas em textos desse autor que tratam especificamente de questões que envolvem a deficiência, escritos entre 1924 a 1932, e que, postumamente, foram reunidos em Obras Escogidas Volume V – Fundamentos da Defectologia (1997), entrelaçadas às teorizações contemporâneas sobre inclusão enquanto um paradigma educacional. Neste texto ressalta-se que os aportes teóricos de Vigotski, mesmo datados do século passado, se mostram necessários e em consonância aos princípios basilares de uma sociedade inclusiva, pois trazem à tona pistas concretas para a criação de metodologias que promovam espaços dialógicos intervenção (por meio da ideia de caminhos alternativos e recursos especiais de desenvolvimento) que qualificam as práticas pedagógicas dispensadas a crianças com deficiência.
Palavras-chave: Inclusão escolar. Caminhos alternativos. Deficiência. Teoria Histórico-Cultural.
The school inclusion of people with disabilities: a paradigm under construction in dialogue with L. S. Vigotski
Abstract: This article seeks to establish a dialogue between current discussions on school inclusion of people with disabilities and the contributions of Historical-cultural Theory in the propositions of L. S. Vigotski (1896-1934) for understanding the specificities of atypical psychological development. The discussions were based on texts by this author that specifically deal with issues involving disability, written between 1924 and 1932, and which, posthumously, were collected in Obras Escogidas Volume V – Fundamentals of Defectology (1997), intertwined with contemporary theorizations on inclusion as an educational paradigm. In this text, it is emphasized that Vygotsky's theoretical contributions, even dating from the last century, are necessary and in line with the basic principles of an inclusive society, as they bring to light concrete clues for the creation of methodologies that promote dialogic spaces for intervention (by through the idea of alternative paths and special development resources) that qualify the pedagogical practices given to children with disabilities.
Keywords: School inclusion. Alternative paths. Deficiency. Historical-Cultural Theory.