A inclusão escolar da pessoa com deficiência: um paradigma em construção em diálogo com L. S. Vigotski

  • Lucinete Teixeira dos Santos Sampaio SEEDF-UnB
  • Fabrício Santos Dias de Abreu SEDF - UnB

Resumo

Este artigo busca estabelecer um diálogo entre as discussões atuais sobre inclusão escolar de pessoas com deficiência e as contribuições da Teoria Histórico-cultural nas proposições de L. S. Vigotski (1896-1934) para a compreensão das especificidades do desenvolvimento psicológico atípico. As discussões foram embasadas em textos desse autor que tratam especificamente de questões que envolvem a deficiência, escritos entre 1924 a 1932, e que, postumamente, foram reunidos em Obras Escogidas Volume V – Fundamentos da Defectologia (1997), entrelaçadas às teorizações contemporâneas sobre inclusão enquanto um paradigma educacional. Neste texto ressalta-se que os aportes teóricos de Vigotski, mesmo datados do século passado, se mostram necessários e em consonância aos princípios basilares de uma sociedade inclusiva, pois trazem à tona pistas concretas para a criação de metodologias que promovam espaços dialógicos intervenção (por meio da ideia de caminhos alternativos e recursos especiais de desenvolvimento) que qualificam as práticas pedagógicas dispensadas a crianças com deficiência.


Palavras-chave: Inclusão escolar. Caminhos alternativos. Deficiência. Teoria Histórico-Cultural.


 

Publicado
Dez 5, 2020
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SAMPAIO, Lucinete Teixeira dos Santos; ABREU, Fabrício Santos Dias de. A inclusão escolar da pessoa com deficiência: um paradigma em construção em diálogo com L. S. Vigotski. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 4, p. 74-81, dez. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/854>. Acesso em: 11 abr. 2021.