A prática docente em cena
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Educação Permanente em Saúde, Construção de Brasília, Gestão Escolar, Prática docenteResumo
Este trabalho tem como objetivo compartilhar a prática docente de duas professoras da Rede de Ensino Básica do Distrito Federal, que atuam na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), numa linguagem dialógica de suas experiências no contexto escolar, onde os protagonistas principais ora são os estudantes ora, os professores. A escrita buscar criar um movimento, formando núcleo de sentido e conexão entre Professor, Estudante e Gestão. Ou seja, diálogos a partir da voz da experiência e saberes sobre o outro e sobre si mesmo. Vão sendo desenvolvidas cenas de vida a partir das recordações e se materializam em um convite à magia da docência escolar e em novas formas de ver e sentir a prática docente. Dá-se em forma de percurso narrativo de vida em ação e é desenvolvido sob o foco em primeira pessoa, uma vez que os fatos narrados têm a participação ativa das autoras.
Palavras Chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação permanente em saúde. Construção de Brasília. Gestão escolar. Prática docente.
The teaching practice on stage
Abstract: This work aims to share the teaching practice of two teachers from the Basic Education Network of the Federal District, who work in the teaching modality of Youth and Adult Education (EJA), in a dialogical language of their experiences in the school context, where the main protagonists now it's the students now the teachers. Writing seeks to create a movement, forming a nucleus of meaning and connection between Professor, Student and Management. In other words, dialogues based on the voice of experience and knowledge about the other and about yourself. Life scenes are developed from memories and materialize in an invitation to the magic of school teaching and in new ways of seeing and feeling the teaching practice. It takes the form of a narrative path of life in action and is developed under a first-person focus, since the narrated facts have the active participation of the authors.
Keywords: Youth and Adult Education. Permanent health education. Construction of Brasilia. School management. Teaching practice.