A prática docente em cena

  • Maria Edna Moura Vieira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Maria do Perpétuo Socorro Goulart
  • Maria da Graça Luderitz Hoefel Universidade de Brasília (UnB)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compartilhar a prática docente de duas professoras da Rede de Ensino Básica do Distrito Federal, que atuam na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), numa linguagem dialógica de suas experiências no contexto escolar, onde os protagonistas principais ora são os estudantes ora, os professores. A escrita buscar criar um movimento, formando núcleo de sentido e conexão entre Professor, Estudante e Gestão. Ou seja, diálogos a partir da voz da experiência e saberes sobre o outro e sobre si mesmo. Vão sendo desenvolvidas cenas de vida a partir das recordações e se materializam em um convite à magia da docência escolar e em novas formas de ver e sentir a prática docente. Dá-se em forma de percurso narrativo de vida em ação e é desenvolvido sob o foco em primeira pessoa, uma vez que os fatos narrados têm a participação ativa das autoras.


Palavras Chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação permanente em saúde. Construção de Brasília. Gestão escolar. Prática docente.

Publicado
Ago 27, 2020
##submission.howToCite##
VIEIRA, Maria Edna Moura; GOULART, Maria do Perpétuo Socorro; HOEFEL, Maria da Graça Luderitz. A prática docente em cena. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 116-122, ago. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/799>. Acesso em: 28 set. 2020.