Perspectivas e desafios de uma experiência de formação permanente, continuada e intersetorial entre educadores e profissionais da saúde no Distrito Federal

  • Fabiana Arantes de Araújo Mendes
  • Helena do socorro Brito de Souza
  • Ivea Rayane Mendes Nicacio Viana
  • Izabela Amaral Caixeta SEDF
  • Maria Edna Moura Vieira

Resumo

O presente trabalho visa apresentar os resultados da experiência piloto desenvolvida por profissionais da educação e da saúde na comunidade escolar do Riacho Fundo II/Distrito Federal, em projeto que teve como foco educadores da escola e Unidade Básica de Saúde do território adscrito. Iniciado em março de 2015 e concluído em dezembro do mesmo ano, o projeto visou promover uma formação intersetorial dos profissionais da educação pertencentes à comunidade escolar do CED 01 RF II  por meio da metodologia de educação entre pares. A partir das demandas apresentadas pelos profisisonais da comunidade escolar, foram elencadas temáticas transversais que, por meio de um espaço de formação permanente, a coordenação pedagógica, puderam trocar conhecimento e apropriarem-se de técnicas voltadas para saúde do trabalhador e do bem estar físico e emocional dos participantes. Através das avaliações, percebeu-se que o espaço da coordenação coletiva pedagógica é uma potente estratégia de educação continuada e permanente, bem como de promoção da saúde.  


Palavras-chave: Saúde na Escola. Educação Permanente e Continuada. Educação entre Pares. Promoção da Saúde. Práticas Integrativas em Saúde.

Publicado
Ago 27, 2020
##submission.howToCite##
MENDES, Fabiana Arantes de Araújo et al. Perspectivas e desafios de uma experiência de formação permanente, continuada e intersetorial entre educadores e profissionais da saúde no Distrito Federal. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 127-132, ago. 2020. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/795>. Acesso em: 28 set. 2020.