Perspectivas e desafios de uma experiência de formação permanente, continuada e intersetorial entre educadores e profissionais da saúde no Distrito Federal
Palavras-chave:
Saúde na Escola, Educação Permanente e Continuada, Educação entre Pares, Promoção da Saúde, Práticas Integrativas em SaúdeResumo
O presente trabalho visa apresentar os resultados da experiência piloto desenvolvida por profissionais da educação e da saúde na comunidade escolar do Riacho Fundo II/Distrito Federal, em projeto que teve como foco educadores da escola e Unidade Básica de Saúde do território adscrito. Iniciado em março de 2015 e concluído em dezembro do mesmo ano, o projeto visou promover uma formação intersetorial dos profissionais da educação pertencentes à comunidade escolar do CED 01 RF II por meio da metodologia de educação entre pares. A partir das demandas apresentadas pelos profisisonais da comunidade escolar, foram elencadas temáticas transversais que, por meio de um espaço de formação permanente, a coordenação pedagógica, puderam trocar conhecimento e apropriarem-se de técnicas voltadas para saúde do trabalhador e do bem estar físico e emocional dos participantes. Através das avaliações, percebeu-se que o espaço da coordenação coletiva pedagógica é uma potente estratégia de educação continuada e permanente, bem como de promoção da saúde.
Palavras-chave: Saúde na Escola. Educação Permanente e Continuada. Educação entre Pares. Promoção da Saúde. Práticas Integrativas em Saúde.
Perspectives and challenges of an experience of permanent, continuous and intersectoral training between educators and health professionals in the Federal District
Abstract: The present work aims to present the results of the pilot experience developed by education and health professionals in the school community of Riacho Fundo II/Federal District, in a project that focused on educators from the school and Basic Health Unit of the ascribed territory. Started in March 2015 and completed in December of the same year, the project aimed to promote an intersectoral training of education professionals belonging to the CED 01 RF II school community through the peer education methodology. From the demands presented by the professionals of the school community, cross-cutting themes were listed that, through a permanent training space, the pedagogical coordination, were able to exchange knowledge and appropriate techniques aimed at worker health and physical well-being and of the participants. Through the evaluations, it was realized that the space of collective pedagogical coordination is a powerful strategy for continuing and permanent education, as well as for health promotion.
Keywords: School Health. Permanent and Continuing Education. Peer Education. Health Promotion. Integrative Health Practices.