Identificando fragilidades no Ensino de Ciência na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Testes padronizados, Avaliação no ensino de ciências, Formação continuada, Formação inicialResumo
Este trabalho tem o objetivo de identificar as fragilidades no ensino de Ciências Naturais na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Esta análise é baseada nos resultados do PISA para Ciências Naturais, na prova diagnóstica realizada pela SEEDF para Leitura e Matemática e na experiência profissional e acadêmica do autor deste trabalho. Apesar das limitações inerentes a testes padronizados, é possível certa triangulação de dados advindos de várias fontes, a fim de vislumbrar um quadro mais claro sobre o atual estado da educação básica da SEEDF. É possível, também, produzir um quadro atual mais apurado por meio do estudo da série histórica dessas provas, o que pode sugerir pontos fortes da educação, bem como suas deficiências crônicas. Para Ciências Naturais, especificamente, as dificuldades são ainda mais severas. Isto porque a maior parte dos testes padronizados se restringe em medir a proficiência estudantil em leitura e Matemática. É sintomático para o Ensino de Ciências que as mesmas fragilidades nessas áreas sejam identificadas ano após ano. Essas fragilidades crônicas também revelam que ainda não fomos capazes de fazer algo efetivo a respeito. Isto é, ao longo do tempo, as ações engendradas tiveram pouco impacto sobre estas fragilidades. Nesse sentido, identificar as fragilidades do sistema de ensino científico da rede pública do Distrito Federal constitui um passo importante para superá-las.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Testes padronizados. Avaliação no ensino de Ciências. Formação continuada. Formação inicial.
Identifying weaknesses in Science Teaching at the Federal District's State Department of Education
Abstract: This work aims to identify the weaknesses in the teaching of Natural Sciences in the State Department of Education of the Federal District (SEEDF). This analysis is based on the results of the PISA for Natural Sciences, the diagnostic test carried out by the SEEDF for Reading and Mathematics, and the professional and academic experience of the author of this work. Despite the inherent limitations of standardized tests, some triangulation of data from various sources is possible in order to provide a clearer picture of the current state of SEEDF's basic education. It is also possible to produce a more accurate current picture by studying the historical series of these tests, which can suggest strengths of education, as well as its chronic deficiencies. For Natural Sciences, specifically, the difficulties are even more severe. This is because most standardized tests are restricted to measuring student proficiency in reading and mathematics. It is symptomatic for Science Teaching that the same weaknesses in these areas are identified year after year. These chronic weaknesses also reveal that we have not yet been able to do anything effective about it. That is, over time, the actions engendered had little impact on these weaknesses. In this sense, identifying the weaknesses of the public school system in the Federal District is an important step to overcome them.
Keywords: Science Teaching. Standardized tests. Assessment in Science Teaching. Continuing training. Initial formation.