Mediação de conflitos na Educação Física Escolar: limites e possibilidades
Palavras-chave:
Mediação de conflitos, Educação Física, EscolaResumo
No contexto escolar, a mediação de conflitos se apresenta como uma ferramenta pedagógica que possibilita a aprendizagem de competências relacionais duradouras. Tais competências reforçam valores que permitem uma melhor convivência na escola e fora dela. A Educação Física como componente curricular com características peculiares no trato dos aspectos cognitivo, afetivo e motor também pode (e deve) usar a mediação de conflitos para combater a violência escolar. A partir de uma pesquisa bibliográfica, este estudo buscou elucidar alguns aspectos da trajetória da mediação de conflitos e identificar limites e possibilidades para a sua implementação na Educação Física escolar. Além disso, foram propostas estratégias para serem aplicadas nas aulas que podem inspirar o desenvolvimento de projetos e/ou programas em maior escala.
Palavras-chave: Mediação de conflitos. Educação Física. Escola.
Mediation of conflicts in Physical Education at School: limits and possibilities
Abstract: In the school context, conflict mediation presents itself as a pedagogical tool that enables the learning of lasting relational skills. Such skills reinforce values that allow for a better coexistence at school and outside of it. Physical Education as a curricular component with peculiar characteristics in dealing with cognitive, affective and motor aspects can (and should) also use conflict mediation to combat school violence. Based on a bibliographical research, this study sought to elucidate some aspects of the trajectory of conflict mediation and identify limits and possibilities for its implementation in physical education at school. In addition, strategies were proposed to be applied in classes that can inspire the development of projects and/or programs on a larger scale.
Keywords: Conflict mediation. PE. School.