Uma análise das percepções sobre a violência entre jovens da periferia no ambiente escolar

Autores

  • Felipe de Lemos Cabral

Palavras-chave:

Violência, Escola, Percepção

Resumo

Esta pesquisa se utiliza da perspectiva de Howard Becker (2008) sobre o papel da percepção de grupo com relação ao comportamento desviante para tecer uma metodologia de análise da violência no contexto escolar. Para tanto, o presente trabalho pretende levantar alguns dados referentes à percepção do que seja comportamento violento no ambiente escolar entre jovens estudantes do Ensino Médio. A metodologia de pesquisa utilizada parte da hipótese da influência da percepção de grupo no comportamento desviante para construir uma pesquisa capaz de compreender como o grupo de estudantes de uma escola de Ensino Médio percebe o que é violência em seu contexto. A pesquisa compreende um questionário de respostas objetivas aplicado sobre uma amostra de turmas homogêneas de uma escola de Ensino Médio da periferia de Brasília. Ainda que a amostra seja pequena, dada a magnitude da pesquisa, esperamos encontrar algumas indicações sobre a percepção geral entre os estudantes dessa faixa etária e da região pesquisada, e sobre o que consideram comportamento violento. Dessa forma, desejamos - mesmo que de forma inicial -, tecer algumas generalizações e desenvolver algumas hipóteses sobre tópicos específicos relacionados ao tema da violência no ambiente escolar.

Downloads

Publicado

2016-11-18