Currículo e relações de gênero: Reflexões acerca do currículo da SEEDF

Autores

  • Aldenora Conceição de Macedo
  • Douglas Antônio Rocha Pinheiro

Palavras-chave:

Currículo, Relações de gênero, Pluralidade, Ideologia

Resumo

Este artigo visa debruçar sobre os suportes legais existentes que ajudem a viabilizar um tratamento pedagógico mais diverso e plural, sendo o principal deles o Currículo da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEEDF) de 2014. Esse documento vem atender a princípios existentes na Constituição Federal, como o princípio da igualdade, cuja discussão sobre seu afetivo atendimento é de extrema importância para podermos tratar das temáticas de Gênero numa perspectiva emancipadora e que possibilite uma abordagem crítica sobre as atividades pedagógicas. Concluímos que urge a realização de mudanças no corpo docente e administrativo das instituições de ensino para que as práticas superem preconceitos e possam reconhecer e valorizar verdades e identidades.

Downloads

Publicado

2016-03-31