Uma nova abordagem de natureza na Educação Ambiental: o caso do Projeto Parque Educador - Distrito Federal

Autores

  • Hugo de Carvalho Sobrinho Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Rodrigo Capelle Suess Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Luís Fernando Celestino da Costa Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Natureza, Cidadania, Parque Educador

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar a contribuição do Projeto Parque Educador na construção e consolidação de uma perspectiva de educação ambiental que favoreça a construção de uma cidadania socioambiental, desenvolva uma visão holística do meio ambiente e reposicione a natureza como patrimônio fundamental da vida humana. Para o alcance desse objetivo, estruturamos essa reflexão em três momentos que se conectam. Primeiro, o nosso entendimento sobre o conceito de natureza, segundo, a origem, objetivo, metodologia e ampliação do Projeto Parque Educador e, por fim, as metas, modalidades e outras atividades que foram/serão realizadas. Entendemos que o projeto deve seguir uma visão holística do meio ambiente, trabalhar uma perspectiva internalista de natureza e resgatá-la como patrimônio. Ele se constitui em uma prática pedagógica de caráter propositiva, reflexiva e crítica. Os seus resultados parciais sinalizam a necessidade de sua ampliação para outros espaços educativos. Portanto, entende-se que este projeto vem construindo uma nova proposta de ensinar e aprender no Distrito Federal em espaços alternativos ao da sala de aula convencional.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Natureza. Cidadania. Parque Educador.

A new approach to nature in Environmental Education: the case of the Parque Educador Project - Distrito Federal

Abstract: This paper aims to analyze the contribution of the Parque Educador Project in the construction and consolidation of an environmental education perspective that favors the construction of social and environmental citizenship, develops a holistic view of the environment and repositions nature as a fundamental heritage of human life . To achieve this goal, we structured this reflection in three connected moments. First, our understanding of the concept of nature, second, the origin, objective, methodology and expansion of the Parque Educador Project and, finally, the goals, modalities and other activities that were/will be carried out. We understand that the project must follow a holistic view of the environment, work from an internalist perspective of nature and rescue it as heritage. It constitutes a pedagogical practice with a purposeful, reflective and critical nature. Its partial results indicate the need for its expansion to other educational spaces. Therefore, it is understood that this project has been building a new proposal to teach and learn in the Federal District in spaces that are alternative to the conventional classroom.

Keywords: Environmental Education. Nature. Citizenship. Educator Park.

Biografia do Autor

Hugo de Carvalho Sobrinho, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Doutorando e Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB) na área de concentração em Gestão Territorial e Ambiental. Professor da Carreira do Magistério Público da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) em atuação na Equipe da Gerência de Educação Ambiental, Patrimonial, Língua Estrangeira e Arte-Educação (GEAPLA). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e em Pedagogia. Especialista em Metodologia de Ensino de Geografia e História. É pesquisador do Grupo de Pesquisa - Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia (GEAF/UnB) e compõe a rede Iberoamericana de professores investigadores do Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica.

Rodrigo Capelle Suess, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professor da Carreira Magistério Público da Secretaria de Educação do Distrito Federal - SEEDF, componente curricular Geografia. Doutorando e Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília - UnB. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Faz parte do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia (GEAF-UnB). Foi bolsista do Pró-Licenciatura UEG-Câmpus Formosa, do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC) no projeto intitulado: "Lugar e Paisagem: contribuições das categorias geográficas no município de Formosa-GO" e do ProExt UEG/MEC "Reflexão-ação-reflexão docente no resgate e valorização da identidade camponesa: qualificação de docentes que trabalham nas escolas localizadas no meio rural do município de Formosa-GO". Foi estagiário em Recursos Hídricos na Embrapa Cerrados (CPAC). Linhas de pesquisa de interesse: Estudo do conceito de Lugar; Geografia Humanista Cultural ou Humanista; Geografia, Música e Literatura; Geografia humanista e ensino de Geografia; Escola, cotidiano e espaço; Geografia Urbana, simbolismo e lugar.

Luís Fernando Celestino da Costa, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

raduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília - UnB (2011). Especialização em Gestão Pública e Sociedade com Ênfase em Economia Solidária pela Universidade Federal do Tocantins (2012). Mestre em Educação na linha de pesquisa Educação, Tecnologias e Comunicação na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB (2018). Experiência na área de Educação, com afinidade em Educação de Adultos (EJA), Educação a Distância e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s). Professor de educação básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Downloads

Publicado

2019-03-22