Uma nova abordagem de natureza na Educação Ambiental: o caso do Projeto Parque Educador - Distrito Federal
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Natureza, Cidadania, Parque EducadorResumo
O presente trabalho tem o objetivo de analisar a contribuição do Projeto Parque Educador na construção e consolidação de uma perspectiva de educação ambiental que favoreça a construção de uma cidadania socioambiental, desenvolva uma visão holística do meio ambiente e reposicione a natureza como patrimônio fundamental da vida humana. Para o alcance desse objetivo, estruturamos essa reflexão em três momentos que se conectam. Primeiro, o nosso entendimento sobre o conceito de natureza, segundo, a origem, objetivo, metodologia e ampliação do Projeto Parque Educador e, por fim, as metas, modalidades e outras atividades que foram/serão realizadas. Entendemos que o projeto deve seguir uma visão holística do meio ambiente, trabalhar uma perspectiva internalista de natureza e resgatá-la como patrimônio. Ele se constitui em uma prática pedagógica de caráter propositiva, reflexiva e crítica. Os seus resultados parciais sinalizam a necessidade de sua ampliação para outros espaços educativos. Portanto, entende-se que este projeto vem construindo uma nova proposta de ensinar e aprender no Distrito Federal em espaços alternativos ao da sala de aula convencional.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Natureza. Cidadania. Parque Educador.
A new approach to nature in Environmental Education: the case of the Parque Educador Project - Distrito Federal
Abstract: This paper aims to analyze the contribution of the Parque Educador Project in the construction and consolidation of an environmental education perspective that favors the construction of social and environmental citizenship, develops a holistic view of the environment and repositions nature as a fundamental heritage of human life . To achieve this goal, we structured this reflection in three connected moments. First, our understanding of the concept of nature, second, the origin, objective, methodology and expansion of the Parque Educador Project and, finally, the goals, modalities and other activities that were/will be carried out. We understand that the project must follow a holistic view of the environment, work from an internalist perspective of nature and rescue it as heritage. It constitutes a pedagogical practice with a purposeful, reflective and critical nature. Its partial results indicate the need for its expansion to other educational spaces. Therefore, it is understood that this project has been building a new proposal to teach and learn in the Federal District in spaces that are alternative to the conventional classroom.
Keywords: Environmental Education. Nature. Citizenship. Educator Park.