A Educação Ambiental como instrumento de promoção da cultura de paz na escola pública

Autores

  • Antonio Marcos Pantoja dos Santos Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Cultura de Paz, Prática Pedagógica

Resumo

Este artigo aborda as práticas pedagógicas de Educação Ambiental associadas à cultura de paz em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal. No primeiro momento, o trabalho detém-se em fazer um levantamento bibliográfico para contextualizar os procedimentos metodológicos da pesquisa e, na sequência, traça-se uma trilha histórica da Educação Ambiental, delimitada por marcos legais de suas ações nos Anos Iniciais da Educação Básica, conforme previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação Ambiental. A seguir, discute-se questões relacionadas à importância da Educação Ambiental como instrumento de promoção da cultura de paz nos variados segmentos da escola pública. Por fim, são apresentados resultados oriundos da participação de professores em oficinas e formações sobre Educação Ambiental e Cultura de Paz, possibilitando reflexões em torno de propostas que promovam a cultura de paz em uma Unidade Escolar pública de Ensino Fundamental na região de Ceilândia, Brasília-DF.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Cultura de Paz. Prática Pedagógica.

Environmental Education as an instrument to promote a culture of peace in public schools

Abstract: This article addresses the pedagogical practices of Environmental Education associated with the culture of peace in a public school in the Federal District. At first, the work focuses on making a bibliographical survey to contextualize the methodological procedures of the research and, subsequently, a historical trail of Environmental Education is traced, delimited by legal landmarks of its actions in the Early Years of Basic Education, as provided for in the National Curriculum Guidelines for Environmental Education. Next, issues related to the importance of Environmental Education as an instrument for promoting a culture of peace in the various segments of public schools are discussed. Finally, results from the participation of teachers in workshops and training on Environmental Education and Culture of Peace are presented, enabling reflections on proposals that promote the culture of peace in a public Elementary School Unit in the region of Ceilândia, Brasília- DF.

Keywords: Environmental Education. Culture of Peace. Pedagogical Practice.

Downloads

Publicado

2019-03-22