Formação de professores da correção da distorção idade-série no Distrito Federal: Primeiras impressões
Palavras-chave:
Formação de Professores, Distorção Idade-Série, AvaliaçãoResumo
Este trabalho é um estudo realizado a partir do desenvolvimento da pesquisa intitulada “A contribuição da formação continuada na prática docente da CDIS (Correção da Distorção Idade-Série)‟, que tem como objetivo verificar a relevância do curso para os professores que atuam nessas turmas. Despertou-nos o interesse de investigar a percepção processual dos cursistas com relação à formação e, para isso, nos utilizamos da análise estatística e de conteúdos dos dados das avaliações realizadas ao final da primeira etapa de formação, com o intuito de percebermos as contribuições da formação na prática pedagógica docente. Constatamos uma boa aceitação do curso pela maioria dos cursistas e que realmente tem evidenciado impactos da formação na prática pedagógica e na organização do trabalho docente. Contudo, julgamos ser imperiosa a reavaliação e o aprimoramento das ações de formação, e esta pesquisa contribuirá para essa reorganização.