A experiência de implantação da Educação do Campo na rede pública de ensino do Distrito Federal – 2012 a 2017
Palavras-chave:
Educação, Educação do Campo, Políticas PúblicasResumo
Este artigo tem como objetivo compartilhar o processo de implantação e implementação da política pública de Educação do Campo junto às unidades escolares do campo que integram a rede pública de ensino do Distrito Federal, no período de 2012 a 2017: os processos deflagrados para tal fim e seus desdobramentos, sobretudo, o histórico das ações desenvolvidas e as reflexões por elas suscitadas. Conclui considerando que a Educação do Campo A Educação do Campo se concretiza quando o campo e seus sujeitos são o ponto de partida e de chegada, quando dele e nele se pode extrair o planejar, realizar e avaliar com vistas à garantia das identidades daqueles que nele vivem, dando conta da gestão dos processos educativos que acontecem na escola e em seu entorno, por meio da vinculação à realidade dos sujeitos, ao reconhecer que os sujeitos do campo têm matrizes formativas próprias.