Formação docente: Desenvolvimento profissional e valorização do professor

Autores

  • Andréia Cristina Cardoso de Sousa

Palavras-chave:

Formação, Valorização, Desenvolvimento, Planejamento, Intencionalidade

Resumo

A formação e a valorização do professor vêm sendo discutida para formulação de políticas públicas nas esferas nacional e internacional, por educadores, legisladores e pelas instituições educacionais. O desenvolvimento profissional docente tem início na experiência escolar e prossegue ao longo de toda a vida profissional, indo além da questão salarial, levando em conta também o número de alunos em sala de aula, a adequação do espaço físico, a falta de recursos materiais, a tecnologia assistida e o incentivo à cultura. Sabe-se que tudo o que norteia o contexto social interfere no sistema educacional e, consequentemente, nos resultados obtidos pelos alunos, que é o objeto fim do sistema de educação. Neste trabalho encaramos como necessária a relação entre o desenvolvimento profissional com o desenvolvimento pessoal em meio à formação docente, e buscamos analisar as necessidades atuais no tocante à formação de professores, para vislumbrarmos um caminho de efetiva valorização desses profissionais.

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Publicado

2016-03-31