Inventário da Escola do Campo: Seguindo as trilhas dos saberes e fazeres da população camponesa

  • Sérgio Luiz Teixeira SEEDF

Resumo

Este trabalho relata sobre o Inventário Social, Histórico e Cultural: Na Trilha dos Saberes e dos Fazeres do Campo: (Re) Conhecendo e Aprendendo a História do Núcleo Rural do Catingueiro, que tem como objetivo principal conhecer a diversidade das relações humanas nos aspectos históricos, sociais, culturais e ambientais e identificar a fauna, a flora e os recursos naturais do Bioma Cerrado. Os educadores perceberam que se fazia necessário desenvolver um processo educativo interdisciplinar para transformar a realidade da instituição escolar com a participação ativa, crítica, dialógica e dialética da comunidade escolar na perspectiva da Educação do Campo. O coletivo (educadores e educandos) foi motivado a ouvir, a ver e a compreender as falas da população camponesa, para identificar os saberes, os fazeres do campo, que contribuirão para a formação do sujeito sócio-histórico-campesino; além de reconhecer e registrar os aspectos históricos, sociais e culturais do Núcleo Rural do Catingueiro inserido na Área de Proteção Ambiental da Cafuringa, Bioma Cerrado, Distrito Federal, Brasil. Os primeiros moradores chegaram à região no século passado. A Escola Classe Catingueiro, com mais de 40 anos de existência, atende da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental, educandos oriundos da própria comunidade e outras comunidades campesinas. As informações e as aprendizagens obtidas no decorrer do processo da pesquisa foram incorporadas ao Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola para que as futuras ações e atitudes didático-pedagógicas sirvam de alicerce na construção/ressignificação da identidade da Escola Classe Catingueiro na perspectiva da Educação do Campo.

Publicado
Nov 29, 2018
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TEIXEIRA, Sérgio Luiz. Inventário da Escola do Campo: Seguindo as trilhas dos saberes e fazeres da população camponesa. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 4, p. 198-204, nov. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/569>. Acesso em: 10 dez. 2018.