Formação continuada em Educação do Campo na SEEDF: Construindo caminhos
Palavras-chave:
Educação do Campo, Formação Continuada, EducaçãoResumo
Resumo
Este artigo tem como objetivo compartilhar o caminho político-pedagógico percorrido pela formação continuada em Educação do Campo na EAPE de 2012 a 2017: as ações criadas, as decisões, os avanços, as dificuldades, as perguntas que a experiência suscita. Percorre a história da formação, sistematizando a experiência e extraindo dela novos territórios metodológicos criados em resposta às demandas da realidade a aos limites institucionais. Conclui afirmando que é preciso seguir conquistando novos espaços, entre eles a formação em alternância e o direito à formação a todxs xs educadorxs; criando novos métodos coerentes com o movimento da vida e da luta pela terra; lutando por condições materiais de trabalho, entre eles a ampliação da equipe de formadorxs de forma descentralizada a fim de viabilizar o diálogo e a ação contínua nas escolas do campo.