O Inventário social, histórico e cultural e o Projeto Político Pedagógico: Instrumentos basilares para a organização do trabalho pedagógico e na construção da identidade das Escolas do Campo

  • Sérgio de Oliveira Souza

Resumo

Este artigo apresenta o estudo da inter-relação existente entre o Inventário Social, Histórico e Cultural e o Projeto Político Pedagógico - PPP como instrumentos basilares para a organização do trabalho pedagógico no contexto das Unidades Escolares do Campo, da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. Adotou-se como metodologia a Análise Documental. Ao se analisar os PPP publicados no Site da SEEDF, sob a óptica da Educação do Campo, como política e princípio, bem como à luz dos documentos normativos da educação do Distrito Federal, constatou-se que ambos os instrumentos, fundamentais para a construção da identidade da Escola do Campo e para o planejamento e gestão do trabalho pedagógico, têm sido trabalhados a partir das diferentes realidades e dimensões que caracterizam as Unidades Escolares do Campo, porém, nem sempre com as devidas adequações técnicas e com a devida seriedade que o normativo exige e que os postulados teóricos consideram como fundamentais.

Publicado
Nov 29, 2018
##submission.howToCite##
SOUZA, Sérgio de Oliveira. O Inventário social, histórico e cultural e o Projeto Político Pedagógico: Instrumentos basilares para a organização do trabalho pedagógico e na construção da identidade das Escolas do Campo. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 4, p. 151-159, nov. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/567>. Acesso em: 10 dez. 2018.