Profissionalização, trabalho e identidade docente na abordagem dialética

  • Elsieni Coelho da Silva UFU
  • Antônio Neto Ferreira dos Santos Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Busca-se, neste estudo, mapear temáticas de pesquisa referentes à professor em dissertações e teses dos Programas de Pós-graduação stricto sensu de Educação do Centro-Oeste, no período de 1999 a 2014. Esse recorte integra os subprojetos investigativos da REDECENTRO. Objetiva-se, especificamente, construir reflexões acerca da profissionalização nessa produção acadêmica e interfaces com a formação e prática docente. Utilizar-se-á uma pesquisa meta-analítica, de abordagem quantitativa e qualitativa, cujos indicadores apontam pela pouca exploração do tema profissionalização e a identidade profissional em detrimento da sindicalização, ação coletiva, socialização profissional e inserção no trabalho.

Publicado
Nov 29, 2018
##submission.howToCite##
SILVA, Elsieni Coelho da; SANTOS, Antônio Neto Ferreira dos. Profissionalização, trabalho e identidade docente na abordagem dialética. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 4, p. 41-50, nov. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/563>. Acesso em: 10 dez. 2018.