Profissionalização, trabalho e identidade docente na abordagem dialética

Autores

  • Elsieni Coelho da Silva UFU
  • Antônio Neto Ferreira dos Santos Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Profissionalização, formação, prática docente, identidade profissional, profissionalidade docente, produção acadêmica

Resumo

Busca-se, neste estudo, mapear temáticas de pesquisa referentes à professor em dissertações e teses dos Programas de Pós-graduação stricto sensu de Educação do Centro-Oeste, no período de 1999 a 2014. Esse recorte integra os subprojetos investigativos da REDECENTRO. Objetiva-se, especificamente, construir reflexões acerca da profissionalização nessa produção acadêmica e interfaces com a formação e prática docente. Utilizar-se-á uma pesquisa meta-analítica, de abordagem quantitativa e qualitativa, cujos indicadores apontam pela pouca exploração do tema profissionalização e a identidade profissional em detrimento da sindicalização, ação coletiva, socialização profissional e inserção no trabalho.

Biografia do Autor

Antônio Neto Ferreira dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorado em Educação no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação - FACED/UFU. Possui Mestrado em Educação (2006) e Graduação em Pedagogia ? Habilitações: Orientação Educacional, Supervisão Escolar, Inspeção Escolar e Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental (2003). Ambos realizados pela Universidade Federal de Uberlândia . UFU. Atualmente é Pedagogo da UFU.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Saberes e Práticas Educativas, Políticas e Gestão de Educação, atuando principalmente nas seguintes áreas com os respectivos temas: Educação Superior: Didática Geral, Estágio Supervisionando, Prática de Ensino, Formação de Professores, Gestão e Política Educacional, Educação Ambiental, Métodos e Técnicas de Pesquisa, Orientação Pedagógica e Planejamento de Estudos. Educação Básica: Orientação Educacional e Coordenação Pedagógica; Ciências, ensino, estudo, pesquisa e projetos de Educação Ambiental.

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Publicado

2018-11-29