O Programa ProJovem Campo – Saberes da terra do Distrito Federal: Uma experiência de Educação do Campo para a juventude camponesa de Planaltina-DF

Autores

  • Elizana Monteiro dos Santos Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

ProJovem Campo Saberes da Terra, Educação do Campo, Educadores do Campo, Juventude Camponesa

Resumo

O presente trabalho teve o objetivo de analisar as contribuições do Programa ProJovem Campo Saberes da Terra do Distrito Federal para uma reflexão sobre as potencialidades da Educação do Campo de um modo mais amplo. O Programa atendeu educandos de todo o território de Planaltina/DF. O currículo do ProJovem Campo é Integrado e articulado aos saberes científicos e aos saberes populares, propondo um diálogo e um movimento, onde se objetiva a síntese e a produção de novos saberes que se aproximem com os princípios da Educação do Campo. O Programa se estruturou a partir dos princípios da Educação do Campo com elementos que caracterizam o Trabalho Coletivo, a Pesquisa e a Alternância, dentro de uma experiência concreta de prática pedagógica ocorrida dentro de um processo dialógico e permanente com atuação de Educadores do Campo formados no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UNB. Os Educadores do Campo conduziram o programa e fizeram adaptações ao Programa que o impulsionou, assim o viabilizaram e garantiram a formação dos jovens. A pesquisa se deu no decorrer da execução do programa com a análise das impressões dos educadores feitas em rodas de conversa nos momentos de formação com os educadores e educadoras do ProJovem Campo Saberes da Terra do Distrito Federal.

Downloads

Publicado

2018-11-29