O Programa ProJovem Campo – Saberes da terra do Distrito Federal: Uma experiência de Educação do Campo para a juventude camponesa de Planaltina-DF

  • Elizana Monteiro dos Santos Universidade de Brasília - UnB

Resumo

O presente trabalho teve o objetivo de analisar as contribuições do Programa ProJovem Campo Saberes da Terra do Distrito Federal para uma reflexão sobre as potencialidades da Educação do Campo de um modo mais amplo. O Programa atendeu educandos de todo o território de Planaltina/DF. O currículo do ProJovem Campo é Integrado e articulado aos saberes científicos e aos saberes populares, propondo um diálogo e um movimento, onde se objetiva a síntese e a produção de novos saberes que se aproximem com os princípios da Educação do Campo. O Programa se estruturou a partir dos princípios da Educação do Campo com elementos que caracterizam o Trabalho Coletivo, a Pesquisa e a Alternância, dentro de uma experiência concreta de prática pedagógica ocorrida dentro de um processo dialógico e permanente com atuação de Educadores do Campo formados no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UNB. Os Educadores do Campo conduziram o programa e fizeram adaptações ao Programa que o impulsionou, assim o viabilizaram e garantiram a formação dos jovens. A pesquisa se deu no decorrer da execução do programa com a análise das impressões dos educadores feitas em rodas de conversa nos momentos de formação com os educadores e educadoras do ProJovem Campo Saberes da Terra do Distrito Federal.

Publicado
Nov 29, 2018
##submission.howToCite##
SANTOS, Elizana Monteiro dos. O Programa ProJovem Campo – Saberes da terra do Distrito Federal: Uma experiência de Educação do Campo para a juventude camponesa de Planaltina-DF. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 4, p. 192-197, nov. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/558>. Acesso em: 10 dez. 2018.