Formação profissional de professores na perspectiva da epistemologia da práxis

Autores

  • Bruna Cardoso Cruz UFG
  • Dalva Eterna Gonçalves Rosa UFG

Palavras-chave:

Formação de professores, Epistemologia da Práxis, Trabalho docente

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir a formação de professores na perspectiva da epistemologia da práxis, de modo a contribuir com reflexões acerca de uma teoria do conhecimento que consiga subsidiar o trabalho docente em suas diversas dimensões. Buscamos conhecimento em diferentes autores, tais como: Saviani, Gatti, Cunha, Souza, Magalhães, e optamos por um estudo bibliográfico, visto que a pesquisa bibliográfica corresponde a uma metodologia de pesquisa na qual a principal técnica é a análise de obras que abordam sobre o tema de estudo. Sabe-se que os cursos de Licenciatura têm papel fundamental na formação profissional docente, de modo a possibilitar ao professor e ao futuro professor atuar com autonomia, contribuindo com a emancipação de sujeitos críticos. Desse modo, acredita-se que a formação docente pautada na práxis possibilita o desenvolvimento de um trabalho educacional consciente, por meio de um conjunto de recursos teóricos e práticos, capazes de contemplar a formação profissional docente em vários aspectos.

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Publicado

2018-11-29