Formação profissional de professores na perspectiva da epistemologia da práxis

  • Bruna Cardoso Cruz UFG
  • Dalva Eterna Gonçalves Rosa UFG

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir a formação de professores na perspectiva da epistemologia da práxis, de modo a contribuir com reflexões acerca de uma teoria do conhecimento que consiga subsidiar o trabalho docente em suas diversas dimensões. Buscamos conhecimento em diferentes autores, tais como: Saviani, Gatti, Cunha, Souza, Magalhães, e optamos por um estudo bibliográfico, visto que a pesquisa bibliográfica corresponde a uma metodologia de pesquisa na qual a principal técnica é a análise de obras que abordam sobre o tema de estudo. Sabe-se que os cursos de Licenciatura têm papel fundamental na formação profissional docente, de modo a possibilitar ao professor e ao futuro professor atuar com autonomia, contribuindo com a emancipação de sujeitos críticos. Desse modo, acredita-se que a formação docente pautada na práxis possibilita o desenvolvimento de um trabalho educacional consciente, por meio de um conjunto de recursos teóricos e práticos, capazes de contemplar a formação profissional docente em vários aspectos.

Publicado
Nov 29, 2018
##submission.howToCite##
CRUZ, Bruna Cardoso; ROSA, Dalva Eterna Gonçalves. Formação profissional de professores na perspectiva da epistemologia da práxis. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 4, p. 15-20, nov. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/554>. Acesso em: 10 dez. 2018.