Formação continuada: caminhos para uma educação humanizada

  • Deise Avelina Felipe Saraiva SEEDF

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre a formação continuada numa perspectiva de uma educação humanizada. Esta forma de conceber a formação continuada de professores busca suscitar o sentido humano do trabalho pedagógico tanto do professor formador como do professor em formação. São sugeridos e discutidos três pilares para a formação continuada, que são: a ludicidade, a consciência crítica e o currículo, por entender que a prática docente pode se constituir também em uma ação lúdica e emancipadora a partir de um currículo que promova a autonomia docente e o trabalho coletivo. O objetivo deste artigo é refletir sobre possibilidades formativas que a educação humanizada pode proporcionar à educação como um todo, fortalecendo a práxis pedagógica no cotidiano escolar.

Publicado
Nov 29, 2018
##submission.howToCite##
SARAIVA, Deise Avelina Felipe. Formação continuada: caminhos para uma educação humanizada. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 4, p. 21-27, nov. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/539>. Acesso em: 10 dez. 2018.