A prática docente no ensino tecnológico

  • Amanda Oliveira Magalhães Instituto Federal Goiás - Senac

Resumo

O debate sobre a prática docente no ensino tecnológico não tem sido colocado em primeiro plano, o que destaca certa insensibilidade e pouco empenho em relação a esse debate, muito embora sua exigência emerja no próprio exercício da prática educativa. Sabemos, por exemplo, que em sua essência a prática docente envolve autonomia, escolhas e compromissos, ao mesmo tempo em que é guiada por motivos que não são indiferentes a valores, normas e regras, o que impõe que a questão da formação dos professores do ensino tecnológico seja posta em destaque. Neste sentido, realizamos uma pesquisa que estuda as questões que perpassam o “ser professor” no ensino tecnológico. Nossas questões: quais seriam os critérios construímos para a continuidade da ação docente nos cursos tecnológicos? Os professores se sentem preparados para essa função? Os relatos mostraram que as professoras sentem muito essa carência formativa, identificam deficiências em suas atividades como docentes, indicam que buscam sanar essas carências via formação continuada ou a partir de sua própria experiência como alunas. No entanto, não identificamos relatos  referentes a uma formação politizada e emancipadora, o que é preocupante quando pensamos na formação de sujeitos humanos.

Publicado
Nov 29, 2018
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MAGALHÃES, Amanda Oliveira. A prática docente no ensino tecnológico. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 4, p. 117-122, nov. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/533>. Acesso em: 10 dez. 2018.