Estatutos epistemológicos presentes na pesquisa educacional sobre professores: uma análise teórico-conceitual das concepções de formação
Palavras-chave:
Estatuto epistemológico, Pesquisa educacional, Formação docente, professoresResumo
Este trabalho resulta de uma ampla pesquisa em Rede que procura identificar e analisar o estatuto epistemológico, produzido na pesquisa educacional sobre professores. Destaca-se a análise da concepção de formação, como ponto central a ser valorizado a partir do estatuto epistemológico da práxis. Nossas questões: Qual é o estatuto epistemológico construído nas pesquisas sobre professores? Quais concepções de formação estão presentes na produção? Na busca de respostas, articulamos a análise do método, dos referenciais teóricos e as concepções de formação, presentes na produção dos Programas de Pós-Graduação em Educação, do Centro-Oeste/Brasil, período 1999-2014. Concluímos que há a presença contraditória e simultânea dos estatutos epistemológicos da prática e da práxis, revelando mecanismos de manutenção e resistência a lógica neoliberal presente na pós-graduação. Destacamos que a epistemologia da práxis pode ajudar a superar a produção de conhecimento vazia de sentido crítico e emancipador e, quando essa produção for assumida como material formativo, pode promover a desalienação e emancipação de professores.