A inclusão de estudantes com TDAH nas turmas de ensino regular: a experiência de um Centro de Ensino Fundamental do Distrito Federal

Autores

  • Valdirene Luiz Gonçalves Professora da Secretaria de Educação do DF/ Emill Brunner University

Palavras-chave:

inclusão, TDAH, ensino regular, experiência

Resumo

A inclusão de estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma realidade nas escolas públicas do Distrito Federal. O Centro de Ensino Fundamental pesquisado conta com 14 alunos com diagnóstico de TDAH matriculados em turmas de ensino regular e essa inclusão apresenta algumas características que serão analisadas a partir de questionário respondido por professores que atuam nessas turmas inclusivas. O objetivo é analisar a percepção desses professores quanto a esses alunos, identificar suas queixas e refletir sobre suas perspectivas. Será realizada uma pesquisa exploratória e de campo, análise de documentos oficiais sobre inclusão, além da aplicação de um questionário com 12 professores dos anos iniciais e finais do ensino fundamental. A partir dos dados colhidos neste questionário, serão apresentadas algumas tabelas e gráficos que consolidam essas informações. Algumas questões foram frequentemente assinaladas como a necessidade de formação dos docentes para atuarem com inclusão, de reestruturação no ambiente escolar e a participação dos pais no processo de desenvolvimento desses alunos. Notaremos que a inclusão ainda traz consigo uma gama de questionamentos, dúvidas e anseios, e que muito ainda precisa ser pesquisado, estudado e debatido sobre alunos com TDAH nas turmas de ensino regular.

Palavras-chave: Inclusão. TDAH. Ensino regular. Experiência

The inclusion of students with ADHD in regular education classes: the experience of an Elementary Education Center in the Federal District

Abstract: The inclusion of students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a reality in public schools in the Federal District. The Elementary Education Center researched has 14 students diagnosed with ADHD enrolled in regular education classes and this inclusion has some characteristics that will be analyzed from a questionnaire answered by teachers who work in these inclusive classes. The objective is to analyze the perception of these teachers regarding these students, identify their complaints and reflect on their perspectives. An exploratory and field research will be carried out, analysis of official documents on inclusion, in addition to the application of a questionnaire with 12 teachers from the initial and final years of elementary school. From the data collected in this questionnaire, some tables and graphs that consolidate this information will be presented. Some issues were frequently highlighted, such as the need to train teachers to act with inclusion, restructuring the school environment and the participation of parents in the development process of these students. We will note that inclusion still brings with it a range of questions, doubts and anxieties, and that much still needs to be researched, studied and debated about students with ADHD in regular education classes.

Keywords: Inclusion. ADHD Regular education. Experience

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Publicado

2019-03-22