Promovendo aprendizagens: A avaliação formativa no cotidiano da escola de anos finais

Autores

  • Simone Moura Gonçalves de Lima

Palavras-chave:

Avaliação formativa, Anos finais, Coordenação pedagógica

Resumo

Neste artigo, procuramos responder as seguintes questões: por que os estudantes
que chegam aos anos finais do ensino fundamental começam a apresentar
maiores dificuldades para manterem seus percursos escolares constantes e regulares?
O que pode ser realizado na organização pedagógica desta escola para
mudar este quadro? Como a concepção avaliativa formativa pode atuar nestas
dificuldades de modo a favorecer as aprendizagens de todos os estudantes? Com
isso, procuramos discutir sobre as especificidades da organização pedagógica
da escola de anos finais, os desafios e as possibilidades de concretização
das práticas avaliativas numa perspectiva formativa. Apresentamos os preceitos
formativos há anos já garantidos pela legislação vigente e esboçamos
qual a realidade vivenciada pelas escolas. Analisamos a avaliação em seus
três níveis. Defendemos o espaço/tempo da coordenação pedagógica como
uma instância capaz de promover a avaliação formativa, ao ser devidamente
voltada para o estudo e reflexão dos avanços e fragilidades pedagógicas vivenciadas
pelo grupo. Por fim, apontamos a necessidade de construção de
um compromisso coletivo para se buscar os caminhos possíveis para garantir
a aprendizagem de todos.

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Publicado

2015-08-31