Uma visão panôramica do sucesso escolar em escolas de tempo integral: Um olhar sobre os fatores extra e intraescolares

Autores

  • Fernanda Marsaro Santos
  • Ana Paula de Oliveira Aguiar

Palavras-chave:

Sucesso escolar, Fatores intraescolares, Fatores extraescolares

Resumo

Este artigo busca apresentar uma visão panorâmica do sucesso escolar em escolas de
tempo integral. Para tanto, utiliza fatores extra e intraescolares que impactam diretamente
no ambiente de ensino, quais sejam: currículo, democratização da gestão,
instalações físicas, tamanho das classes, corpo docente, diversificação de gêneros,
manutenção do clima escolar, estudo da natureza de seu público e aceitação das diferenças
sociais. Este estudo, exploratório, de caráter bibliográfico e documental tem
como objetivo apresentar à comunidade escolar fatores que possam contribuir com
uma gestão de qualidade e, consequentemente, com a melhoria da qualidade do ensino,
possibilitando um novo olhar sobre o papel social da escola de tempo integral que
entende como seu objetivo principal, formar sujeitos críticos-reflexivos, capazes de se
organizar coletivamente em prol dos direitos da cidadania democrática. Necessário
se faz que as escolas que recebem seus alunos em período integral possuam um grupo
de profissionais coeso, atualizado e que se empenhem em diminuir as desigualdades
sociais e ampliem democraticamente as oportunidades de aprendizagem. O texto define
como modelo de sucesso aquelas escolas onde ou em que seus alunos alcançam o
desenvolvimento integral e duradouro de forma individual e coletiva, considerando
seu rendimento inicial, situação sociocultural e econômica. A literatura apresentada
aponta que apenas a extensão do tempo de permanência na escola não garante o sucesso
na qualidade de ensino, é imprescindível que tal jornada apresente um conjunto
de fatores focados em atividades diversificadas que possam agregar conhecimento e
não apenas lazer, impactando diretamente no rendimento.

 

 

 

Downloads

Publicado

2015-08-31