Escolas bem-sucedidas: Como são? Características de duas escolas públicas bem-sucedidas do Distrito Federal

Autores

  • Rafaela Nunes Marques

Palavras-chave:

Sucesso escolar, Ensino Fundamental, Gestão escolar, Clima escolar

Resumo

O presente artigo, fruto da dissertação de mestrado “Escolas bem-sucedidas:
Como são?‟, tem como objetivo relatar o resultado da investigação das características
de duas escolas públicas de ensino fundamental (anos finais)
do Distrito Federal que se destacaram pelo alto valor do IDEB em 2007 e
2009. Para fins de aporte teórico, foram utilizadas teorias de eficácia escolar
e outras, traçando uma síntese da trajetória recente da literatura sobre o
assunto. Os resultados obtidos corroboram, em parte, pesquisas de eficácia
escolar realizadas em países latino-americanos. No entanto, constatou-se,
nas escolas pesquisadas, que os professores foram considerados os maiores
responsáveis pelo desempenho dos estudantes; os gestores também mereceram
papel de destaque na pesquisa, pois verificou-se que ambas as escolas
possuíam gestão pedagogicamente autônoma e os gestores tinham liderança
predominantemente carismática.

 

 

 

Downloads

Publicado

2015-08-31