Programa Ensino Médio Inovador no DF: história e perspectivas
Palavras-chave:
Programa Ensino Médio Inovador, Macrocampos, Campos de Integração Curricular, Proposta de Redesenho Curricular, Rede Pública de Ensino do DFResumo
Este artigo apresenta um panorama do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) no Distrito Federal. Para tanto, foi feita uma retrospectiva sobre o Programa desde a sua criação até o ano de 2017. Buscou-se, por meio de uma pesquisa documental, tecer um paralelo entre as linhas de ação, os macrocampos e os Campos de Integração Curricular como Propostas de Redesenho Curricular no Ensino Médio, uma vez que, em seus Documentos Orientadores publicados respectivamente em 2009, 2011, 2013, 2014 e 2016, o ProEMI apresenta propostas de mudanças curriculares, ampliação de carga horária, estratégias para o combate à reprovação e à evasão, bem como incentivo a práticas pedagógicas diferenciadas que atendam aos anseios dos jovens. Com os dados coletados em relação à adesão ao Programa e aos projetos/propostas de redesenho curricular das unidades escolares de Ensino Médio da Rede Pública do DF que aderiram ao Programa no período de 2012 a 2016, espera-se oferecer subsídios que demonstrem a atual situação do ProEMI no DF e promovam o desenvolvimento de estratégias de orientação e acompanhamento dos projetos desenvolvidos nas unidades escolares de Ensino Médio da Rede Pública de Ensino do DF.