Programa Ensino Médio Inovador no DF: história e perspectivas

  • Kelly Cristina de Almeida Moreira SEEDF
  • Andyára da Gama Wolney SEEDF
  • Lígia Carolina Santana Catunda Sardinha SEEDF
  • Raíssa Bisinoto Matias SEEDF
  • Renato Domingos Bertolino SEEDF

Resumo

Este artigo apresenta um panorama do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) no Distrito Federal. Para tanto, foi feita uma retrospectiva sobre o Programa desde a sua criação até o ano de 2017. Buscou-se, por meio de uma pesquisa documental, tecer um paralelo entre as linhas de ação, os macrocampos e os Campos de Integração Curricular como Propostas de Redesenho Curricular no Ensino Médio, uma vez que, em seus Documentos Orientadores publicados respectivamente em 2009, 2011, 2013, 2014 e 2016, o ProEMI apresenta propostas de mudanças curriculares, ampliação de carga horária, estratégias para o combate à reprovação e à evasão, bem como incentivo a práticas pedagógicas diferenciadas que atendam aos anseios dos jovens. Com os dados coletados em relação à adesão ao Programa e aos projetos/propostas de redesenho curricular das unidades escolares de Ensino Médio da Rede Pública do DF que aderiram ao Programa no período de 2012 a 2016, espera-se oferecer subsídios que demonstrem a atual situação do ProEMI no DF e promovam o desenvolvimento de estratégias de orientação e acompanhamento dos projetos desenvolvidos nas unidades escolares de Ensino Médio da Rede Pública de Ensino do DF.

Publicado
Nov 29, 2018
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MOREIRA, Kelly Cristina de Almeida et al. Programa Ensino Médio Inovador no DF: história e perspectivas. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 5, n. 4, p. 89-97, nov. 2018. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/261>. Acesso em: 10 dez. 2018.