Penso, logo escrevo: um projeto de letramento

Autores

  • Adelaide de Paula Santos Secretaria de Estado de Educação do DF

Palavras-chave:

Pesquisa, Texto, Ensino, Literatura, Objetos do PAS, Inclusão

Resumo

O Projeto “Penso, logo escrevo‟ é baseado na matriz de referência do Programa de Avaliação Seriada - PAS/UNB e nasceu com o objetivo de atender às necessidades dos estudantes em relação ao aprimoramento de habilidades e competências no uso da Língua Portuguesa em sua diversidade e aplicabilidade. Propõe, além disso, uma reflexão e ação diante da pergunta: “Todos podem realmente escrever?‟. É um projeto de letramento realizado desde 2008 como parte essencial de meu fazer pedagógico, que valoriza a construção de conhecimentos significativos e a leitura da realidade na qual estamos inseridos. O projeto utiliza o texto como “isca‟, no melhor sentido do termo, para “pescar‟ os estudantes desavisados (e os avisados também). Assim, por meio da fruição estética de objetos diversos, sobretudo aqueles oferecidos pelo PAS/UNB, os estudantes passam a vivenciar a experiência da narrativa, da poesia, da prosa poética, da crônica e dos outros gêneros e tipos textuais.

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Publicado

2017-06-19