Centros Interescolares de Línguas no Distrito Federal: Uma experiência singular no Brasil
Palavras-chave:
Centro Interescolar de Línguas, Ensino de línguas estrangeiras, História do ensino de línguas, Juventude e educaçãoResumo
Este artigo apresenta os Centros Interescolares de Línguas no Distrito Federal como uma experiência singular no país, a partir dos resultados de uma investigação doutoral1 sobre o ensino de línguas no DF, no âmbito da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Mostra-se, também, a relevância no estudo de idiomas dentro de uma perspectiva de ampliação da escolarização e de busca por outras culturas. Discute-se os embates relativos a essas instituições escolares e os movimentos ocorridos durante a história dos CILs. Propõe-se uma periodização sobre o ensino de línguas no DF, destacando dois períodos, compreendidos entre os anos de 1974-1998 e 1999-2012. Este artigo traz pistas para novas pesquisas em CILs e sobre CILs, bem como a necessidade de se investigar a história recente dessas instituições, entre 2013 e 2017.