Rodas de brincar: a ludicidade em memórias poéticas

  • Cristina Aparecida Leite Universidade de Brasília

Resumo

O presente artigo apresenta noções abordadas em um curso de formação continuada, oferecido aos professores-formadores das Oficinas Pedagógicas do DF2, em 2016. O curso recebeu o nome oficial: Rodas de Brincar: a importância dos brinquedos cantados, cirandas e brincadeiras na escola. Após a formação dos professores-formadores, o curso foi ministrado em dez Regionais de Ensino diferentes, evidenciando o caráter de trabalho em rede que emana do coletivo das Oficinas Pedagógicas. Esta formação, cuja pesquisa continua em expansão, busca suscitar reflexões sobre o brincar, além de ampliar o repertório de brincadeiras corporais dos professores. Um dos objetivos específicos é a promoção do encontro entre as pessoas, que se tocam, dançam, brincam e cantam, contribuindo para que memórias poéticas sejam despertadas em momentos simples do cotidiano.

Publicado
Jun 19, 2017
##submission.howToCite##
LEITE, Cristina Aparecida. Rodas de brincar: a ludicidade em memórias poéticas. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 109-117, jun. 2017. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/235>. Acesso em: 24 jun. 2022.