Rodas de brincar: a ludicidade em memórias poéticas

Autores

  • Cristina Aparecida Leite Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Ludicidade, Memórias poéticas, Cantigas Tradicionais, Oficinas Pedagógicas, Professor Brincante

Resumo

O presente artigo apresenta noções abordadas em um curso de formação continuada, oferecido aos professores-formadores das Oficinas Pedagógicas do DF2, em 2016. O curso recebeu o nome oficial: Rodas de Brincar: a importância dos brinquedos cantados, cirandas e brincadeiras na escola. Após a formação dos professores-formadores, o curso foi ministrado em dez Regionais de Ensino diferentes, evidenciando o caráter de trabalho em rede que emana do coletivo das Oficinas Pedagógicas. Esta formação, cuja pesquisa continua em expansão, busca suscitar reflexões sobre o brincar, além de ampliar o repertório de brincadeiras corporais dos professores. Um dos objetivos específicos é a promoção do encontro entre as pessoas, que se tocam, dançam, brincam e cantam, contribuindo para que memórias poéticas sejam despertadas em momentos simples do cotidiano.

Downloads

Publicado

2017-06-19