Ludicidade no ensino da matemática com a utilização do software Geogebra

  • Maria Dalvirene Braga Universidade de Brasília
  • Cleia Alves Nogueira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Resumo

O presente texto aborda a temática da ludicidade no ensino da trigonometria por meio da resolução de problemas com a utilização do software Geogebra. Trata-se do recorte de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo participativa, realizada com 36 alunos de ensino médio em uma escola pública de Brasília, Distrito Federal. O objetivo da pesquisa visou provocar uma mudança de atitude frente à aprendizagem lúdica matemática e o interesse pelo uso de maneiras diversas de se resolver problemas. O estudo foi realizado a partir da construção de dados, por meio de entrevistas semiestruturadas, observação participante, diário de campo e análise de produções dos educandos. Os resultados mostraram que uma proposta lúdica é possível, pois a maioria dos alunos envolvidos na pesquisa gostou e aprendeu por meio das atividades lúdicas no laboratório de informática. Em especial, destacamos a resolução de problemas com o uso do computador com o auxílio do programa Geogebra no ensino da trigonometria. Sabemos que existe um longo caminho a percorrer até que se consiga trabalhar resolução de problemas e atividades lúdicas como metodologia, por isso, são necessárias novas pesquisas com esta temática que, quando aplicada, poderá trazer bons resultados no processo de aprendizagem dos estudantes.

Publicado
Jun 19, 2017
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BRAGA, Maria Dalvirene; NOGUEIRA, Cleia Alves. Ludicidade no ensino da matemática com a utilização do software Geogebra. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 124-130, jun. 2017. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/234>. Acesso em: 24 jun. 2022.