Ludicidade no ensino da matemática com a utilização do software Geogebra

Autores

  • Maria Dalvirene Braga Universidade de Brasília
  • Cleia Alves Nogueira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

Resolução de problemas, Software Geogebra, Educação Matemática, Ludicidade, Ensino médio, Laboratório de informática

Resumo

O presente texto aborda a temática da ludicidade no ensino da trigonometria por meio da resolução de problemas com a utilização do software Geogebra. Trata-se do recorte de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo participativa, realizada com 36 alunos de ensino médio em uma escola pública de Brasília, Distrito Federal. O objetivo da pesquisa visou provocar uma mudança de atitude frente à aprendizagem lúdica matemática e o interesse pelo uso de maneiras diversas de se resolver problemas. O estudo foi realizado a partir da construção de dados, por meio de entrevistas semiestruturadas, observação participante, diário de campo e análise de produções dos educandos. Os resultados mostraram que uma proposta lúdica é possível, pois a maioria dos alunos envolvidos na pesquisa gostou e aprendeu por meio das atividades lúdicas no laboratório de informática. Em especial, destacamos a resolução de problemas com o uso do computador com o auxílio do programa Geogebra no ensino da trigonometria. Sabemos que existe um longo caminho a percorrer até que se consiga trabalhar resolução de problemas e atividades lúdicas como metodologia, por isso, são necessárias novas pesquisas com esta temática que, quando aplicada, poderá trazer bons resultados no processo de aprendizagem dos estudantes.

Biografia do Autor

Cleia Alves Nogueira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Cleia Alves Nogueira é mestre em Educação pela UnB, especialista em Tecnologias na Educação, Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas e graduada em Matemática. Atualmente é coordenadora e multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) do Guará da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEDF). Na UnB, integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Aprendizagem Lúdica: Pesquisas e Intervenções em Educação e Desporto (GEPAL) e o Grupo de Estudos e Pesquisa Profissão Docente: Formação, Saberes e Práticas (GEPPESP). 

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Publicado

2017-06-19