Rodas de brincar na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta possível

  • Maristela Papa da Silva Secretaria de Estado de Educação do DF

Resumo

O presente relato de experiência apresenta o projeto “Rodas de Brincar na EJA”, desenvolvido em uma turma de Educação de Jovens e Adultos, referente ao terceiro ano do Ensino Médio, no segundo semestre de 2016, no Centro de Ensino Médio do Núcleo Bandeirante. O projeto foi proposto aos alunos como uma maneira diferente de organização das aulas, pautadas, em sua maioria, por brincadeiras. Para tanto, seria necessária a participação efetiva dos estudantes, o que foi conquistado de imediato. O projeto aconteceu em quatro fases diferentes: apresentação de brincadeiras pela professora; propostas de brincadeiras livres pelos estudantes; apresentação de seminário pelos grupos com a proposição de uma brincadeira; avaliação de todo o processo. Ao final do projeto, pode-se perceber a motivação que as brincadeiras trouxeram aos alunos, que chegaram a mencionar a expectativa que tinham para que o último horário de quarta-feira chegasse logo, tendo em vista os momentos propiciados pelas aulas de Artes ministradas. Esta foi uma experiência lúdica transformadora tanto para a docente quanto para os discentes participantes.

Publicado
Jun 19, 2017
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DA SILVA, Maristela Papa. Rodas de brincar na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta possível. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 154-157, jun. 2017. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/233>. Acesso em: 24 jun. 2022.