Liberdade: a premissa comum entre o jogo e o lúdico

Autores

  • Virginia Perpétuo Guimarães Pin Universidade de Brasília - GEPAL
  • Antônio Villar Marques de Sá

Palavras-chave:

Jogos, Ludicidade, Educação infantil, Liberdade

Resumo

A ludicidade e os jogos são usualmente associados, portanto há características inerentes a tais conceitos que devem ser observadas. Tanto a ludicidade quanto o jogo devem ser livres e espontâneos e não impostos aos indivíduos, o que pode se configurar como uma dificuldade no trabalho pedagógico. Este artigo busca responder à seguinte questão: “como trabalhar com jogos em sala sem interferir na liberdade de escolha do aluno?‟, e tem como objetivo buscar meios de estimular o desejo do aluno pelo jogo, de forma lúdica, para que este faça a opção de jogar, não sendo obrigado a isto. Esta pesquisa foi realizada com alunos do 2º período da educação infantil e sua base foi o desenvolvimento de jogos, observando a relação dos alunos com estes. Para isso, foram utilizados os Jogos: da Velha, da Memória, Cara a Cara, Mancala e Pontinhos. Os conceitos centrais estudados foram o de ludicidade e de jogo.

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Publicado

2017-06-19