Educação ambiental lúdica na formação de formadores

Autores

  • Lívia Miranda de Oliveira Secretaria de Estado de Educação do DF
  • Cláudia Teixeira do Nascimento

Palavras-chave:

Educação ambiental, Formação continuada, Formadores, Ludicidade

Resumo

A sociedade atual é caracterizada pelo crescimento demográfico acelerado, aumento da densidade de relações sociais e entrelaçamento de concepções culturais e epistemológicas diante da relação entre seres humanos e a natureza. Tais fatores complexificam a percepção e o acompanhamento das necessidades sociais frente à velocidade de suas inter-relações. Inserido nesse cenário está o professor e a Educação Ambiental (EA): elementos precípuos para a promoção de discussões e ações que alcancem uma compreensão do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade. Para fornecer um espaço de formação que consolide o lastro entre esses atores, foi realizada formação continuada aos professores atuantes na educação básica das escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal intitulado: Educação Ambiental Lúdica. A formação se deu no
primeiro semestre de 2013 e envolveu encontros na Oficina Pedagógica do Recanto das Emas, um espaço destinado à formação continuada dos profissionais da educação pública, componente do quadro estrutural da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). O objetivo deste artigo é analisar os impactos da formação em questão, destacando a importância de atividades lúdicas como marca de singularidade do sujeito que as vivencia e sua relevância na atuação dos professores participantes. Resultados preliminares sugerem que a formação foi um meio substancial para a promoção da EA.

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Publicado

2017-06-19