Relações curriculares e sociais nos jogos digitais adaptados para o estudante com deficiência visual no Dosvox

  • Wesley Pereira da Silva

Resumo

Esta investigação teve como objetivo o estudo dos jogos digitais adaptados para estudantes com deficiência visual. A pesquisa consistiu no estudo da interação entre o estudante e os jogos digitais adaptados presentes no sistema Dosvox e no programa Jogavox. Os participantes da pesquisa foram seis alunos com deficiência visual do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública de ensino do Distrito Federal. Três dos estudantes tinham baixa-visão e três tinham cegueira total. Como instrumentos de pesquisa utilizamos a entrevista semiestruturada, o diário de bordo e gravações da tela do computador e dos rostos dos participantes da pesquisa com o software Camtasia Studio. As informações coletadas foram agrupadas e organizadas em categorias. As relações curriculares e sociais foram evidenciados na fala dos estudantes. As informações coletadas revelaram que tais aspectos estiveram presentes na interação com o jogo digital adaptado.

Publicado
Jun 19, 2017
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SILVA, Wesley Pereira da. Relações curriculares e sociais nos jogos digitais adaptados para o estudante com deficiência visual no Dosvox. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 139-147, jun. 2017. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/230>. Acesso em: 24 jun. 2022.