Educação a Distância, via Escola-Função

Autores

  • Mário Sérgio Mafra Conselho de Educação do Distrito Federal - CEDF/SEDF

Palavras-chave:

Educação a distância, Projetos Logos I e II, Escola instituição, Escola-função

Resumo

O artigo trata do início da Educação a Distância (EAD) no Brasil - destacadamente os Projetos Logos I e II -, da exportação da experiência a Moçambique - onde obteve reconhecido êxito -, bem como da situação atual da EAD no Brasil, salientando suas dificuldades e seus desafios (como complexidades e depreciações, conceitos e preconceitos), sobretudo no que diz respeito à Educação Básica destinada a Jovens e Adultos. Pondera sobre o modelo tradicional de escola - ou escola instituição -, rígido, o qual não se aproxima das necessidades e dos interesses dos alunos. Propõe, assim, uma escola-função de EAD, isto é, mais humana, que vai ao encontro do aluno, democratizando a educação; que respeita, assim, sua individualidade, fundamentada no processo de aprender a aprender, entendido como melhor alternativa de libertação ideológica e conceitual no processo de ensino e aprendizagem.

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Publicado

2017-08-31