Educação a Distância, via Escola-Função

  • Mário Sérgio Mafra Conselho de Educação do Distrito Federal - CEDF/SEDF

Resumo

O artigo trata do início da Educação a Distância (EAD) no Brasil - destacadamente os Projetos Logos I e II -, da exportação da experiência a Moçambique - onde obteve reconhecido êxito -, bem como da situação atual da EAD no Brasil, salientando suas dificuldades e seus desafios (como complexidades e depreciações, conceitos e preconceitos), sobretudo no que diz respeito à Educação Básica destinada a Jovens e Adultos. Pondera sobre o modelo tradicional de escola - ou escola instituição -, rígido, o qual não se aproxima das necessidades e dos interesses dos alunos. Propõe, assim, uma escola-função de EAD, isto é, mais humana, que vai ao encontro do aluno, democratizando a educação; que respeita, assim, sua individualidade, fundamentada no processo de aprender a aprender, entendido como melhor alternativa de libertação ideológica e conceitual no processo de ensino e aprendizagem.

Publicado
Ago 31, 2017
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MAFRA, Mário Sérgio. Educação a Distância, via Escola-Função. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 72-77, ago. 2017. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/228>. Acesso em: 24 jun. 2022.