O desafio da gestão democrática e o Conselho de Educação do Distrito Federal

Autores

  • Maria José Vieira Féres Conselho de Educação do Distrito Federal - CEDF/SEDF

Palavras-chave:

Autonomia, Base Nacional Comum Curricular, Carta aberta à população do DF, Conselho de Educação do Distrito Federal, Democracia, Recomendação nº 2/2013-CEDF

Resumo

O artigo trata, primeiramente, das características, da estrutura e das competências do Conselho de Educação do Distrito Federal - CEDF, a partir da Lei de Gestão Democrática (Lei 4.751 de 7 de fevereiro de 2012). Aborda as experiências da autora como primeira Presidente do CEDF após a referida Lei, e os desafios enfrentados em prol da inclusão, da democracia e da inovação, destacadamente: a organização escolar em ciclos no Ensino Fundamental, a semestralidade no Ensino Médio e as diretrizes para avaliação educacional, dentre outros - destacadamente, a construção do Plano Distrital de Educação - PNE, no CEDF. Cita também a discussão acerca da chamada “ideologia de gênero‟ que envolveu a Resolução n.º 1/2012-CEDF e a Recomendação nº 2/2013-CEDF. Aborda também a greve dos professores em 2015, quando foi elaborada pelo CEDF a Carta aberta à população do DF. Também traz a participação do Conselho na educação nacional, quanto ao Sistema Nacional de Educação e à Base Nacional Comum Curricular. Por fim, para o Conselho, são listados oito desafios para o futuro, além do desafio da maior autonomia. 

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Publicado

2017-08-31