Gestão democrática na escola: os desafios da prática

  • Carmenisia Jacobina Aires Universidade de Brasília
  • Lêda Gonçalves de Freitas UCB

Resumo

Neste texto pretende-se analisar a relevância da democracia no exercício da gestão escolar com a finalidade de acentuar a gestão democrática como um princípio do ensino. Considerando os processos históricos vividos pelo Estado brasileiro e tomando como base concepções de democracia, analisam-se os princípios que fundamentam a construção e implementação da gestão escolar democrática, bem como os mecanismos pertinentes e necessários à sua efetivação, tendo em vista a garantia de direitos à educação socialmente referenciada. As lutas pela redemocratização do Estado brasileiro resultaram em conquistas inegáveis que não permitem retroceder no que tange ao exercício da gestão democrática como princípio constitucional e como efetivo aporte na constituição de uma educação de qualidade e emancipadora.

Publicado
Ago 31, 2017
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AIRES, Carmenisia Jacobina; FREITAS, Lêda Gonçalves de. Gestão democrática na escola: os desafios da prática. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 65-71, ago. 2017. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/223>. Acesso em: 24 jun. 2022.