Inclusão escolar e capacitismo: representações sociais de professoras e professores da SEEDF

Autores

  • Divaneide Lira Lima Paixão SEEDF
  • Flávia Ramos Cândido SEEDF
  • Jenaina Luzia de Carvalho SEEDF
  • Ana Lúcia da Silveira Soares Professora aposentada SEEDF

Palavras-chave:

Formação Continuada; Profissionais da Educação Básica; Inclusão Escolar; Capacitismo.

Resumo

Este estudo objetivou apreender as representações sociais de professoras e professores atuantes nas escolas públicas do Distrito Federal acerca do conceito de inclusão escolar e discuti-lo à luz do capacitismo. Utilizou-se como referencial teórico e metodológico a Teoria das Representações Sociais em sua abordagem estrutural. Participaram da pesquisa 68 profissionais, inscritos em dois cursos da área de educação especial da Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação do Distrito Federal, a EAPE. Como instrumento de construção dos dados foi utilizado o questionário de evocação e um questionário para colher dados sociodemográficos dos participantes do estudo. Os resultados, analisados por meio do software EVOC, evidenciaram que os termos direitos, empatia e respeito compõem o núcleo central da representação de inclusão escolar. A análise revelou que embora haja forte presença de um discurso legal e de valores éticos e afetivos associados à inclusão, é possível que as práticas capacitistas ainda persistam no cotidiano escolar. Conclui-se que o conhecimento dessas representações pode subsidiar práticas formativas mais eficazes, contribuindo para a consolidação de uma cultura educacional anticapacitista.

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Publicado

2025-09-12