Educar para a diversidade: formação inicial de Educadores Sociais Voluntários no contexto da educação inclusiva

Autores

  • Fabiola Gomide Baquero Carvalho SEEDF
  • Clarissa Papa Vila Verde SEEDF
  • Marina Soares Nunes SEEDF
  • Patrícia Nazário Feitoza Duarte SEEDF

Palavras-chave:

Autismo, apoio escolar, voluntário, educação inclusiva

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência sobre a construção e a oferta do primeiro curso de formação para Educadores Sociais Voluntários (ESV) no Distrito Federal, promovido pela EAPE em fevereiro de 2025. A formação foi desenvolvida em resposta à promulgação da Lei nº 7.621/2024 e da Portaria nº 1.762/2024, que instituem o Programa Educador Social Voluntário. O curso, com carga horária de 30 horas e oferecido no formato autoinstrucional, teve como objetivo preparar os voluntários para atuar no apoio a estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down, migrantes e indígenas, no contexto da educação em tempo integral e inclusiva. Um dos eixos centrais da ação formativa foi o enfrentamento ao capacitismo, promovendo a empatia, o respeito às diferenças e a valorização da diversidade. A avaliação realizada por 4.575 cursistas revelou alta taxa de aprovação, mas também apontou desafios como o acesso limitado à tecnologia, a demanda por maior aprofundamento temático e as contradições do caráter voluntário do programa frente ao perfil sociodemográfico dos participantes. O estudo reforça a importância da formação continuada, do suporte pedagógico e do monitoramento das condições de atuação dos ESVs, com vistas à construção de políticas públicas mais justas, inclusivas e equitativas. 

Downloads

Publicado

2025-09-12